29/11/2025

FAVELA DO SAMBA: SEM VACINA NÃO HÁ DESFILE DE CARNAVAL (*)

A manifestação cultural impreterivelmente requer aglomeração de pessoas praticantes e de apreciadores. Com essa afirmativa, peço permissão aos leitores para expor uma decisão diretoria da Favela do Samba, que esteve reunida em número bem reduzido no início desta semana, mais precisamente dia 22 de julho quando decidiu que não fará produção do desfile carnavalesco para o ano de 2021, como vinha ocorrendo nos últimos tempos, considerando esse investimento requer necessariamente a aglomeração de pessoas seja qual for o cenário.

De acordo com a diretoria daquela agremiação carnavalesca, até o mês de fevereiro vindouro não haverá como a ciência testar e produzir uma vacina para aplicar na população de nosso país, e consequentemente de nossa cidade, viabilizando assim as festividades do próximo ciclo carnavalesco. Esse cuidado é imprescindível para que possamos proteger vidas e não coloquemos em perigo a vida das pessoas. Mas, uma coisa já está definida, se houver a possibilidade de ser desenvolvida alguma ação ou atividade ligadas ao carnaval, obedecendo as recomendações das autoridades da área da saúde, será desenvolvida dentro dos limites que seja possível a sua execução, nem que seja em formato de “lives”.

Essa decisão da diretoria favelense é uma maneira de demonstrar à população da cidade de São Luís que a Sociedade Recreativa Favela do Samba está viva e ainda poderá ser objeto de sociabilidade no meio sócio comunitário de nossa região. Vale ressaltar também que neste ano a Favela do Samba estará completando seus 70 anos de existência, pois a mesma fora fundada em 26 de outubro de 1950, portanto essa data não deverá passar em branco. Por conseguinte, toda e qualquer atividade recreativa promovida pela Favela do Samba no sentido de festejar sua data comemorativa de 70 anos e a temporada do próximo carnaval estará direcionada de forma contida, considerando essa travessia provocada pela epidemia do Coronavírus 19.

Assim, toda ação que será executada com a chancela da nação favelense, pretende-se constituir em uma ação digna para marcar esse período ritual que é carregado de significado para os adeptos de nossa agremiação carnavalesca. Desse modo, até o surgimento da tão sonhada vacina que imuniza os seres humano dos males desse vírus invisível, chamado Covid 19, a Favela do Samba e seus adeptos vão utilizar como  elemento de reconhecimento e reverência, os profissionais do campo da saúde, ou sejam, os médicos, enfermeiros, técnicos, cientistas, socorristas, etc., e a sua heróica e incansável luta para combater a pandemia Coronavírus 19.

Com isso, toda e qualquer atividade pública da nação favelense a partir de agora será utilizado como objeto motivador daquela agremiação carnavalesca, o tema “Heróis da Resistência”, uma clara alusão aos profissionais do campo da saúde que foram para linha de frente combater esse monstro desconhecido e catastrófico. Como ainda não sabemos o que vai acontecer no futuro, fica registrado para toda a comunidade ludovicense que a Favela do Samba está solidária com as famílias de milhares de vítimas do Covid 19 – aliás vários integrantes da própria nação favelense tiveram suas vidas ceifadas, interrompendo sonhos e o futuros de pessoas que ainda esperavam muito contribuir para com a nossa sociedade.

Aos profissionais da área médica e a todos aqueles que estão com a determinação de combater o Coronavírus 19, a eterna gratidão da Favela do Samba. Entendemos que é muito coerente e providencial essa medida de não haver desfile de carnaval sem a vacina para imunizar as pessoas, por isso, fiquem em casa e mantenham os cuidados de distanciamentos, higiene e prevenção para não sofrer as consequências dessa pandemia aterrorizante. Pense nisso. Continuamos a atravessar a pandemia Covid 19.

São Luís, 23.07.2020.

(*) Euclides Moreira Neto – Professor Mestre em Comunicação Social e Investigador Cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.