20/01/2026
Sem categoria

Flor do Samba promove festa de aniversário no próximo domingo, dia 11 de novembro

GREMIO RECREATIVO ESCOLA DE SAMBA FLOR DO SAMBA
FUNDADA EM 11.11.1939
73 anos




DO ANIVERSÁRIO DA ESCOLA – 73 ANOS DE GLÓRIAS
 
 
Eventos  para  celebração de aniversário  da Escola  no dia 11/11/2012
 
 . 07: 00 h.  Missa em  Ação de Graças na Igreja do Desterro
 . 12 :00 h.  Comilança    Feijoada do Batuque (convidados) 
 . 19: 00 h.  Queima de Fogos , Corte do Bolo ao som  da  Bateria Fabulosa da Flor ,
                    Local Público :Praça da Flor/Desterro.


 
1.         DO ENREDO: EU SOU O NÉCTAR DA FELICIDADE
 
Diante vários  enredos    elencados   para  o  carnaval  2013 a Diretoria da Escola, representada  pelo seu Presidente  Celso Luís Ferreira de Azevedo,  juntamente com a  Comissão de Carnaval,  integrada pelos Sócios/Convidados : Dominguinhos Lopes, Luís Cesar Maia Araújo ,Roberval Braga, João Francisco, Luís Carlos Vovô  dentre outros Sócios e Diretores  presentes, escolheram democraticamente    o enredo : EU SOU O NÉCTAR DA FELICIDADE
 A Diretoria da Escola  tem a plena certeza de que  tomou  a atitude correta   e aposta no sucesso e na  conquista da vitória para o  Desterro em 2013,  pois irá  celebrar  na Passarela do  Samba  a felicidade  do EU HUMANO,  de cada um de nós.
 
Como o próprio título do enredo enfatiza: EU SOU O NÉCTAR DA FELECIDADE,  o alimento  a Flor do Samba é a   condutora de todo processo que induz alimenta  nossa felicidade,  que nos  alegra e emociona  com seus  tambores e canto,    motivando-nos  a sentirmos  essa tal  felicidade, que tanto buscamos  e  tentamos  eternizá-la no nosso cotidiano
 
É nesta atmosfera  de felicidade amor   que   culminará  em  grandes  emoções  , que vamos  pisar sambar e cantar  na Passarela do Samba,    não só nós  mais  toda a  Comunidade  do Desterro,   a Cidade como também todo o  conjunto que integra  a  Escola, os  que nos assistirão  o desfile da nossa majestosa  escola,  que produz o néctar que  alimenta  a  felicidade  que sentimos  no   Céu do Carnaval  o transbordamento  das emoções   a  flor da pele .
 
Filosoficamente, psicologicamente e espiritualmente vamos transcender todos os limites,  sentir e soltar as   emoções  nas mais  diversas  formas da felicidade, buscando a essência  desse  sentimento fantástico humano, O  EU FELIZ  de cada individuo,  carro chefe  da concisão contextualização e finalização da execução deste enredo magnifico,   dividido em  quatro quadros , cinco alegorias , quadruples  tripés assim distribuídos.
 
 
        PRIMEIRO QUADRO  –   O UNIVERSO DA VIDA:  O CRIADOR A CRIATURA
 
       SEGUNDO QUADRO –   UNIVERSO DOS SENTIMENTOS E VALORES HUMANOS
 
TERCEIRO QUADRO –   UNIVERSO DAS BUSCAS MATERIAIS E IMATERIAIS  DO HOMEM
 
      QUARTO QUADRO  – UNIVERSO DA ALEGRIA  O CÉU DO CARNAVAL , O EU FELIZ   DO     HOMEM
 
 
 
2.        SINOPSE DO ENREDO
             
Titulo:  EU SOU O NÉCTAR DA FELICIDADE
 
 Qual ser humano não busca a felicidade? Quem não quer estar de bem com a vida? Sentir-se gente, saber-se amado, poder amar e conviver em paz com a humanidade. Foi para isso que viemos ao mundo. Porque não buscar na pratica este estado de espírito? Se ser feliz é a forma mais simples de viver,  não seria bom preencher a vida com sublimação destes momentos. Materializá-los no tempo, no espaço, na forma e no conteúdo. A felicidade pode estar aqui, agora. E então, por que o medo de ser feliz? 
 
A Flor, que simboliza o amor, exalta a beleza, é frágil em sua leveza e exala o  aroma  da criação, pode conter o néctar da felicidadeque procuras. Por que não se dá a ela, que bem ali te espera, na colina histórica do Desterro cheia de encanto e magia? Pois é.  Desfaz os teus desencantos e vai soltar o teu canto em meio a multidão. Vai dizer ao teu povo que encontrastes de novo, a razão de sorrir. Canta e dança  um samba de verdade, não pensa na brevidade, pois quem sabe a felicidade não pode estar ali?
 
            A felicidade pode estar no brinquedo do lixão, na ceia da confraternização. Nos olhos que se cruzam, nos corpos que se comprimem. No charuto do nascimento, na algazarra da família, no  viva a La Touche, no apogeu da sabedoria…. Ou até mesmo na palavra dura dita numa noite escura e fria. Está no riso do Palhaço, está no choro do Pierrô, na sorte do    Baralho ou na batida do Dominó ,  está na graça alcançada, ou numa atitude do verbo  amar . Quem sabe a felicidade não é o próprio Criador?
 
A felicidade não custa nada, é como o sonho, basta apenas que o inesperado surpreenda para que o Mundo fique mais bonito.  Basta o desejo para provocar à emoção, o gesto zeloso para despertar o sentimento, a ilusão criada que transforma o nada num conto de fada. Ser feliz é saber ser Príncipe na terra do nunca, Jardineiro sem canteiro e regador, Pirata sem corsário, Arlequim  sem  Saltimbancos, Colombina sem seu amor. É ver o bloco passar   antes da quarta de cinzas, e depois se reinventar em novas fantasias.
 
A felicidade não tem cor. É colorida ao gosto de quem a pinta. Então por que não enche-la  de cores, para que desbote no efêmero dos três dias. De amarelo pela busca da fortuna, de verde pela preservação da natureza, de branco pela celebração da paz, de preto pela igualdade das raças, azul pelo mistério do universo e vermelho para expulsar a tristeza. Melhor. Com as cores do Arco Iris, para saudar o amor entre os humanos.    
 
         Não existe  um caminho para a felicidade a  felicidade é o caminho , ela  esta nos   cinco sentidos. Em vê as formas do mundo, ouvir a língua dos homens, apertar a mão do próximo, de  sentir o cheiro da terra e o sabor da última ceia . 
        
          Deus para nos criar, trouxe o homem para o Éden. Não deu certo. Aí mandou a mulher para lhe fazer companhia. Ainda faltava algo. Veio a serpente para quebrar a monotonia. E assim eles foram felizes para sempre. Moral da historia: O mau não chega a ser atroz se a felicidade estiver dentro de nós.
 
 
Então venha viver nesta noite de alegria  o sonho   de ser feliz!  Uma oportunidade para você materializar a felicidade latente  que existe no seu Eu,  a resplandecer  sob o “Céu do Carnaval” onde fulguram  muitas estrelas e, dentre elas, reluz a  Flor do Samba, com seu brilho imenso a inundar de samba   você e a Cidade , iluminando com o clarão da sua  e  nossa felicidade  a Passarela do Samba, sob chuvas de confetes e serpentinas .
 
Afinal, carnaval é fantasia, é sonho misturado com  realidade  e muita felicidade.
    Feliz do homem que tem uma flor no coração.
 
 
                                                                                                                          
3.         DO CONCURSO DE SAMBA ENREDO:
 
 
Seis propostas estão inscritas para participar do concurso de samba enredo, de autoria dos    seguintes compositores:
 
01 – Chico da Ladeira e Coqueiro da Vila
02 – Renato Guimarães e Samy do Cavaco
03 – Paulo Felipe e Paulo Costa
04 – Alysson Ribeiro e Cleyton Costa
05 – Inez Maranhão e Negro Jr
06 – Netinho e Negro Sorriso
 
A primeira eliminatória acontece no próximo no dia  16.11.2012 , com a apresentação dos seis sambas, dos quais quatro sambas  serão classificados  para a final  no dia23.11.2012, na Praça da Flor, no Bairro do Desterro.
 
A premiação de conformidade com o Regulamento do Concurso de Samba Enredo do Gres Flor do Samba  2013,  é de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais)
 
    
 
 
 
 
 
   
4.        DO ANIVESÁRIO DA ESCOLA – 73 ANOS DE GLÓRIAS
 
 
Eventos  para  celebração de aniversário  da Escola  no dia 11/11/2012
 
 . 07: 00 h.  Missa em  Ação de Graças na Igreja do Desterro
 . 12 :00 h.  Comilança    Feijoada do Batuque (convidados) 
 . 19: 00 h.  Queima de Fogos , Corte do Bolo ao som  da  Bateria Fabulosa da Flor ,
                    Local Público :Praça da Flor/Desterro.
 
 
 
 
5.         HISTÓRICO  DA TRAJETÓRIA DA FLOR DO SAMBA :
Fundada em. 11.11.1939 A FLOR DO SAMBA  é a segunda escola mais antiga e  mais querida da Ilha ,fundada por  um grupo de  pescadores , arrumadores de estiva  e  barqueiros a Flor  nasceu na Rua da Estrela  no antigo Largo do  Desterro Centro Histórico de São Luís.
 
A origem de seu nome deu-se  em homenagem a uma Coreira (dançarina de tambor de crioulas ), danada de acessa chamada FULÔ,  que  numa rodada de pungas e requebros  ao som dos  atabaques e tambores   exibia-se  constantemente nas rodadas das pungas e requebros  da batida dos tambores no Largo .
 
Foi neste  ambiente de magia e alegria , que seus idealizadores   decidiram fundar  a FLOR DO SAMBA, seu nome logo correu chão,  já emocionou e alegrou um mundaréu de pessoas que se encantaram com seus belos desfiles,  com seu perfume que exala a poesia do samba maranhense   por todos os cantos ruas, ladeiras, janelas beirais ,e periferias desta cidade de São Luís.
 
Quem não se lembra  dos  sambas antológicos como  : O circo chegou trazendo animação… vejam como é lindo  o trapézio quanta emoção… Foi Dã que deu origem ao Daomé e de lá prá cá  a África se transportou guardada no gume das  Casas das Minas. Obá bá Axé  obá bá Axé Valei-me  Meu Pai Valei-me Xangô…
 
Quem não se lembra do Hino do Carnaval  ! Haja Deus quanta beleza… a Flor do Samba  vem mostra… são festejos e motivos da cultura popular…o amo canta uma toada pro guarnecer…matracas tocam …boi dançando até o amanhecer…salve o Divino ô salve Divino …meu Imperador ao som das caixas  pedindo ajuda e amor …..
 
 A Flor do Samba é tudo isso, imenso  patrimônio imaterial da  Comunidade do Desterro  e da  nossa cultura popular  imortalizada,  em poesias, lembranças, nostalgias e alegrias
 
 
  que continuarão  ser  perenes  em nosso  ser,   em nossa  gente , gente que lhe foi fiel como  Mestre Tatu, Zé  Piranha,   Cecílio Pinto, Davenport, Ives Inácio, Mauro Campos, Zé Colins, Mestre  Sapo, Mestre  Tapioca, Claudionor Lopes e  muitos outros que partiram  e amaram a nossa Flor .
 
Gente que lhe é fiel, ama de paixão e continua  regando a  Flor  como: Dominguinhos  Lopes,  Roberval Braga,  Luis Cesar Maia  (Lulu), Celso Azevedo  Dalmir, Denis, Jorge Feres, Henrique, Washington Amaral , André Campos, Nilson Brasiliano, Letinho, Mercês, Seu Abilio, Albino Teixieira,  Leocádia, Didica, Sandra Fernandes, Vera Azevedo  ,  Baé, Biné , Dudú  José Reis, João Francisco  , Seu Raimundo,  Paula , Zeca, Lui, Gut, Ivana, Kátia, Paulinho, Chico da Ladeira , Fernando Sarney Tony Milbuorne, Raimundinho Sá, Bigode, Guaianás Demiurgo Trinta, João,   Roberto Costa  e tantos outros que soaram a camisa  pela nossa Flor que mesmo ausentes continuam  amando a escola.
 
 
É essa gente, que não deixa o samba morrer! Que tem paixão  que respeita  a  Bandeira do Samba o Desterro, o Pavilhão Azul  Vermelho e Branco  da nossa Escola, que   continuará    VIVA  em nossas  mentes. É  com esse amor  que  sobrepomos    os obstáculos   e o tempo ,  mantendo  a Flor do Samba    sempre bela    e  eterna como a Cidade de São Luís.
 
 
 
 
6.    PREMIAÇÕES DA    FLOR DO SAMBA , NA ERA DO CARNAVAL DE      ENREDOS  INICIADO EM 1974, ORGANIZADOS  PELO PODER PÚBLICO.
 
 
1974 –   PRIMAVERAS –                                                                     CAMPEÃ
1975 –  OS BANDEIRANTES                                                              VICE
1976 –  AQUARELA DO BRASIL                                                         CAMPEÃ
1977 –  OS CINCO BAILES IMPERIAIS                                              4 ° LUGAR
1978 –  O MUNDO ENCANTADO DO CIRCO                                    3º LUGAR
1979 –   MARANHÃO  FESTAS  E LENDAS E MISTÉRIOS              CAMPEà
              HAJA DEUS                                              
1980 –  DE  DAOMÉ A CASA DAS MINAS                                        BI CAMPEà                                                         
1981 –  SUA MAGESTADE O CARNAVAL                                          3º LUGAR
1982 –  O TOURO REI  DA PRIAIA DOS LENÇOIS                            VICE
1983 –   AXÉ, XANGÕ, AXÉ                                                                 VICE
1984 –  A ARTE QUE VEM DO POVO                                                 CAMPEÃ
1985 –  O DOMINGO É NOSSO                                                           BI CAMPEÃ
1986 –   NÃO DESFILOU
1987 –  A NEGRA  MALUCA QUE ENFEITIÇOU O DESTERRO          VICE
1988 –   EM TERRA DE POETA A FLOR É MARRON ALCIONE         VICE                                                    
1989 –  NEM TUDO  QUE RELUZ  É OURO                                        CAMPEÃ
1990 –  O ARQUITETO DA ILUSÃO, JOÃZINHO TRINTA                   BI CAMPEà  
 
                            
1991 –  PARABÉNS PRÁ VOCÊ , TURMA DO QUINTO                      3º LUGAR                                                                                                            
1992 –  HORÁRIO NOBRE,  A TELEVISÃO BRASILEIRA                   3º LUGAR
1993 –  LÍNGUAS DE FOGO                                                                 3º LUGAR
1994 –   NO LARGO DO DESTERRO TEM UMA FLOR
              HOMENAGEM A JOSUÉ MONTELLO                                    VICE
1995-    APOLONIA PINTO 1º DAMA DO TEATRO                              CAMPEÃ
1996 –    NÃO HOUVE CONCURSO                                                              –
1997 –    NO RABO DE UMA ESTRELA                                                BI CAMPEÃ
1998 –  NO SASSARICO DA FLOR, A GLÓRIA DO  TRICOLOR
             SAMPAIO CORRÊA                                                                  VICE
1999 –   A Flor do Sa
2000 –   WWW.FLORBRASIL.500.COM.BR                                          VICE
2001 –   OS SETE PECADOS DA CAPITAL                                            VICE
2002 –  SAINT LOUIS OU SÃO LUÍS, ENFIM UMA SÓ PARIS             VICE
2003  –  ANTONIO DOS OUTROS SERMÕES VIEIRA                          VICE
2004  –  PIRA PIROU !  ZÈ PIRANHA VOLTOU                                      3º. LUGAR
2005  –  CAXIAS, A TERRA DE GONÇALVES DIAS                            3º. LUGAR
2006 –  DE DAOMÉ A CASA DAS MINAS A HISTÓRIA DE UM POVO  – VICE
2007  – QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA                         (NÃO DESFILOU)
2008  – SÃO LUÍS É TÃO BELA QUANTO A FLOR                            4° LUGAR
2009-  HAJA DEUS! UM CANTO À CAPITAL BRASILEIRA DA
            CULTURA.                                                                           VICE CAMPEÃ
 
2010 – O OURO NEGRO DO MARANHÃO                                     VICE CAMPEÃ
2011 –   MISSÃO CUMPRIDA, A ESTRELA BRILHA NO UNIVERSO DA ALEGRIA –  3ª LUGAR
2012 – SÃO LUÍS , A FLOR DO MARNHÃO   – VICE CAMPEà 
2013 –  EU SOU O NÉCTAR DA FELICIDADE –
___________________
 
PAUTA – PARA SABER MAIS                                                                           
Cordialmente,
 
Roberval Braga
Membro da Comissão de Carnaval e  Eventos .
99749145
 
Dominguinhos  Lopes                                         
Coordenação Geral  de  Carnaval                         
81458510     32368622                                                                     
Email –   dslopes53@yahoo.com.br
 
 
CELSO AZEVEDO
PRESIDENTE  DA ESCOLA
99720214

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.