20/01/2026

FMF DIVULGA DIRETRIZES PARA OS PROFISSIONAIS DA IMPRENSA ESPORTIVA NO RETORNO DAS ATIVIDADES DO CAMPEONATO ESTADUAL

Federação Maranhense de Futebol divulgou na ultima quarta feira (01/07) o protocolo de retomada das atividades do campeonato maranhense 2020. No documento está contido as diretrizes à serem seguidas por todos aqueles que estão envolvidos com os jogos quando a bola recomeçar a rolar nos gramados do nosso estado, como recomendações gerais quanto aos treinos e jogos, recomendações aos gandulas, maqueiros, comissão técnica, arbitragem, delegados, supervisores, bem como aos profissionais da imprensa.

De acordo com o protocolo, os profissionais da comunicação só poderão trabalhar nos jogos com a apresentação dos testes sorológicos e atestado médico que indique estarem habilitados à realizar seu trabalho em segurança. Além disso, todos deverão responder a um questionário disponibilizado pela FMF que contém perguntas a respeito do estado de saúde da pessoa. O documento também estabelece quantos profissionais por veículo de imprensa podem trabalhar nos jogos. Para equipes de rádio serão: 1 narrador, 1 comentarista e 1 repórter de campo. Para equipes de TV serão: 1 cinegrafista e 1 repórter. Para jornais: 1 fotógrafo e 1 repórter. Para profissionais de outras mídias eletrônicas será realizado credenciamento pela FMF e pela ACLEM (Associação dos Cronistas Esportivos do Maranhão).

O documento veda o contato dos profissionais da imprensa com qualquer um que esteja participando do evento esportivo, uma medida que contribui com o distanciamento social no evento. As entrevistas com os jogadores, por exemplo, não poderão acontecer nem dentro e nem fora de campo. Todos os profissionais de imprensa deverão utilizar máscaras que cubram nariz e boca. Todos serão monitorados também com medição de temperatura corporal.

A Federação Maranhense de Futebol remarcou a volta do campeonato estadual para o dia 1° de agosto. Uma data que pode ser revista caso as condições sanitárias no estado se agravem. Há a expectativa de o Governo do Maranhão, por meio de decreto, autorizar o retorno das atividades esportivas no estado, emitindo junto à Secretaria de Desportos e Lazer um protocolo de segurança que contenha as diretrizes aos clubes e entidades responsáveis ao futebol no Maranhão para as atividades voltarem de forma segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.