20/01/2026

Grêmio ‘atropela’ Inter no Beira-Rio, quebra jejum no Gre-Nal e encaminha ida à final do Gauchão

O Grêmio largou na frente do Internacional na semifinal do Campeonato Gaúcho e levou a melhor no Gre-Nal 436. Neste sábado (19), no Beira-Rio, pelo primeiro jogo do confronto, o Tricolor atropelou o arquirrival por 3 a 0 e construiu boa vantagem para o jogo de volta, na próxima quarta (23), na Arena.

Os gols foram marcados pelos pratas da casa Elias Manoel e Bitello, além de Diego Souza, que fez de pênalti no 2° tempo.

Nas escalações, foram poucas novidades. Entretanto, o Tricolor teve um retorno importante: Diego Souza voltou ao time titular após ser desfalque. Ferreira, por sua vez, que era dúvida, sequer ficou no banco de reservas e não foi relacionado.

Vindo de duas derrotas seguidas para o maior rival, a última delas no dia 9 de março, por 1 a 0, também no Beira-Rio, o Grêmio não demorou para encaminhar a vitória no clássico.

Aos 11 minutos, a defesa do Inter errou e Bruno Alves ficou com a sobra. O zagueiro deu lançamento certeiro para Elias Manoel, que dominou e arrancou até a entrada da área, livre. O atacante revelado pelo Grêmio não desperdiçou e abriu o placar no Gre-Nal.

E o segundo gol gremista não demorou a sair. Aos 23 minutos, em nova falha da defesa colorada, Cuesta entregou para Bitello. O meio-campista, que é mais uma das pratas da casa que vêm sendo utilizadas por Roger no time titular, fez bonito e acertou um belo chute de fora da área. Daniel até tocou na bola, mas não teve jeito. Grêmio 2 a 0.

No fim do primeiro tempo, o jogo esquentou após entrada forte de Cuesta em Diego Souza. O atacante do Grêmio ficou caído no gramado, e os seus companheiros iniciaram um bate-boca com os jogadores do Internacional. O zagueiro argentino levou cartão amarelo.

Na volta para a etapa final, o Internacional sofreu uma baixa no time. Logo aos 16 minutos, o lateral Paulo Victor deixou o pé em Campaz, que foi ‘a nocaute’. O árbitro não hesitou e mostrou o vermelho direto.

O terceiro e último gol saiu após o goleiro Daniel derrubar Elias Manoel dentro da área e cometer pênalti. Diego Souza assumiu a responsabilidade, bateu no canto esquerdo do arqueiro colorado, no alto, e definiu a vitória no Beira-Rio.

Situação no campeonato

Com a vitória, o Grêmio ficou em situação confortável na semifinal e pode até perder por dois gols de diferença no jogo de volta, na Arena, que avança à semifinal. Na primeira fase, o Tricolor foi o 2° colocado, enquanto o Inter 3°.

O cara: Elias Manoel

O atacante do Grêmio foi o grande nome do jogo. No primeiro tempo, fez o gol inicial da sua equipe. E, no segundo, ainda sofreu o pênalti que definiu a vitória na casa do arquirrival.

Foi mal: defesa do Internacional

Se no Gre-Nal 435 a defesa colorada teve pouco trabalho contra o Grêmio, desta vez ela interferiu diretamente na derrota do Internacional neste sábado. Os dois gols gremistas no primeiro tempo saíram de falhas defensivas, primeiro com Kaique e depois com Victor Cuesta.

No segundo tempo, o lateral Paulo Victor ainda foi expulso. Além do goleiro Daniel, que cometeu pênalti em Elias Manoel.

Grêmio dá fim a jejum de vitórias no Gre-Nal

Até então há quatro jogos sem saber o que era vencer o maior rival no Gre-Nal, o Grêmio deu fim a um longo jejum, de duas derrotas e dois empates. A última vitória havia sido em maio do ano passado, pelo primeiro jogo da final do último Gauchão.

Próximo jogo

Os dois arquirrivais voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (23), a partir das 22h15, pelo segundo jogo da semifinal. O mando será do Grêmio, que teve melhor campanha na primeira fase, e por isso decidirá o confronto em casa.

FICHA TÉCNICA

Internacional 0 x 3 Grêmio

GOLS: Grêmio: Elias Manoel (11′ 1°T), Bitello (23′ 1°T) e Diego Souza (27′ 2°T pen.)

INTERNACIONAL: Daniel; Bustos, Kaique Rocha, Cuesta e Paulo Victor; Gabriel (Jhonny) e Liziero; Edenílson (Bruno Méndez), Taison (Caio Vidal) e Maurício (Wesley Moraes); David. Técnico: Alexander Medina.

GRÊMIO: Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Bitello, Lucas Silva (Gabriel Silva) e Villasanti; Campaz (Rildo), Elias Manoel (Janderson) e Diego Souza (Diego Churín). Técnico: Roger Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.