Com programação diversificada, começa amanhã o II Festival de Circo em São Luís; evento vai até 21 deste mês, on-line
São Luís – Começa amanhã o II Festival de Circo em São Luís, evento que este ano, por conta da pandemia de Covid-19, segue até o dia 21 deste mês de forma on-line. A iniciativa, organizado pelo Coletivo O Circo Tá na Rua, é fomentado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura do Maranhão, trará uma programação diversificada, com espetáculos, oficinas e números circenses.
Segundo os organizadores, a proposta do festival é divulgar, incentivar e dar visibilidade à arte circense no Maranhão, além de amparar os artistas circenses impactados pela pandemia da Covid-19.
Serão 10 oficinas de diversas técnicas circenses, com conteúdo teórico e prático, ministradas por artistas maranhenses, 10 espetáculos, cinco podcasts, cinco entrevistas e 50 números circenses. Além disso, o festival será inovador em usar outras plataformas digitais para podcasts e entrevistas, que poderão ser acessadas mesmo após o evento.
Durante os dias do festival, o público poderá acompanhar a seguinte programação: 9h às 10h – podcasts (Festival de Circo – SLZ), 12h IGTv (@festivaldecircoslz); 14h às 17h – oficinas (o link será distribuído para quem se inscrever); 18h às 19h – entrevistas (@festivaldecircoslz); 20h às 21h – noite de apresentações circenses (@festivaldecircoslz). A programação detalhada pode ser acessada pela redes sociais do evento.
Festival
O II Festival de Circo em São Luís é uma iniciativa do Coletivo O Circo Tá na Rua que tem sete anos de existência. Com o lema “Rua, Resistência e Formação”, durante esses anos, o objetivo do coletivo tem sido a democratização dos espaços públicos e da arte circense por meio de treinos abertos ao público em geral.
O seu propósito é a difusão da arte circense e a ocupação de espaços públicos por meio de treinos de circo gratuitos que acontecem às segundas-feiras, na praça Nauro Machado no Centro Histórico de São Luís. Tem se estabelecido como referência enquanto arte circense local e vem acumulando ao longo desses anos participações na agenda cultural da cidade em parceria com repartições públicas e empresas privadas, além de produzir constantemente eventos independentes, como saraus, festivais e o próprio espaço para treino aberto que se mantém como atividade semanal.
Em meio à pandemia, o Coletivo se reinventou intensificando suas ações nas redes sociais, promovendo lives, entrevistas e conteúdos informativos sobre a arte circense e suas nuances.
A primeira edição do Festival de Circo de São Luís foi realizada de forma independente em 2018 pelo coletivo.
Foram três dias de programação diversa, que contou com imersão nas artes circenses, intervenções em espaços públicos, exibição de filmes e rodas de conversas sobre temáticas relativas ao circo e à arte circense. As atividades reuniram um grande público e o acesso foi inteiramente gratuito. l
Serviço
O quê
II Festival de Circo em São Luís
Quando
De amanhã até o dia 21
Onde
Instagram, YouTube, Facebook, Twitter e, também contará com podcasts nas plataformas Deezer e Spotify.
