O resultado bem-sucedido da Primeira Mostra Itinerante do Festival Guarnicê de Cinema incentivou a realização de novas parcerias entre a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), e o Instituto Federal do Maranhão (Ifma). As próximas ações parceiras serão retomadas a partir de dezembro de 2018.
Realizada no final do mês passado, a Primeira Mostra Itinerante do Festival Guarnicê de Cinema promoveu durante três dias a exibição de filmes premiados em edições do festival e disponibilizou ao público ações de formação nos três turnos. Mais de 1.400 pessoas, entre alunos, servidores e comunidade em geral, circularam pelo espaço da mostra durante a sua realização. A oficina de animação stop motion teve 120 participantes.
O evento contou em sua programação com as mostras Jovem, Guarnicêzinho e Comunidade e ações formativas. A solenidade de encerramento foi prestigiada pelo reitor do IFMA, professor Roberto Brandão; a diretora do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA/Proexce, Fernanda Santos Pinheiro; o diretor-geral do IFMA Campus Santa Inês, professor Aristóteles Lacerda; e a diretora de Assuntos Estudantis do IFMA, Dayse Araújo.
A solenidade de encerramento teve apresentação artística, exibição e premiações dos vídeos realizados durante as ações formativas e a exibição do longa-metragem “Ai que vida”, do diretor maranhense Cícero Filho. Dos 9 stop motion produzidos no evento, os melhores, segundo o júri técnico, foram ‘As aventuras de Caixote’ e ‘Cadê tu, flor?’. Os vídeos ‘Suicídio, ele não” e “Sistema’ receberam menção honrosa.
Com o tema ‘Sua vida merece um novo roteiro’, a mostra itinerante fez alusão a campanha nacional Setembro Amarelo, referente ao mês de prevenção contra o suicídio. Os filmes exibidos tiveram a temática da valorização da vida. Em dois dias de evento, as professoras Eva Carneiro e Simone Maidel conduziram bate-papo sobre o Setembro Amarelo. “O objetivo foi verificar o que vem dos alunos e dar acolhimento. Às vezes, eles não têm com quem conversar sobre isso”, disse Simone Maidel, professora da área de Psicologia.
Pronunciamentos
“É muito importante saber que um projeto dessa magnitude chega também ao Instituto Federal do Maranhão. Pretendemos apresentar ao Colégio de Dirigentes a proposta de ampliar a mostra Itinerante do Festival Guarnicê de Cinema a outros campi”.
(Reitor do IFMA, Professor Roberto Brandão)
“Levar cultura à comunidade é função social da Universidade. Eu me emocionei com o que vi aqui. Tivemos a presença de escolas da rede pública, da APAE e de projetos sociais que trouxeram crianças e jovens, muitos dos quais nunca tinham ido a uma sala de cinema”.
(Diretora do Dac/Proexce/Ufma, Fernanda Santos Pinheiro)
“Agradecemos ao público que prestigiou o evento e à equipe que o organizou. É importante sonhar e lutar para que o sonho se realize. O Festival Guarnicê de Cinema era um sonho de muitas pessoas e por isso chegou a este patamar”.
(Diretor do Campus Santa Inês, Aristóteles Lacerda)
“Comemoramos o sucesso de mais esta ação realizada entre as instituições. A UFMA já se tornou nossa parceira, inclusive para o festival de artes que está vindo aí em dezembro”.
(Diretora de Assuntos Estudantis do IFMA, Dayse Araújo)
