20/01/2026

Joãozinho Ribeiro e o samba não poupam ninguém

Por Paulo Vinicius – Jornalista

Com 70 anos recém-completados e às vésperas de celebrar meio século de carreira, o poeta Joãozinho Ribeiro segue em plena criação. “Ele é como uma usina!”, definiu bem um parceiro no último domingo, 31 de agosto, quando o compositor nos apresentou quase uma dezena — sem exagero — de músicas inéditas.

João não poupa ninguém. Nenhum ouvido atento atravessou as últimas décadas sem ter contato com os versos de EstrelaMilhões de UnsSaiba RapazErva SantaAmor MaiorCoisa de DeusCom o Afeto das Canções e tantas outras pérolas. Percebam: apesar de heterogênea, parece ser mesmo no samba que a obra de Ribeiro encontra morada.

Diziam os letristas Paulo César Pinheiro e João Nogueira que ninguém faz samba porque prefere, força nenhuma no mundo interfere sobre o poder da criação. Justo, portanto, que o mais novo projeto de Joãozinho Ribeiro se chame O Samba Não Poupa Ninguém.

A proposta consiste em apresentações realizadas no restaurante Pedra de Sal (rua de Nazaré, Praia Grande, próximo a Praça do Reggae). Em cada evento, são apresentados quatro sambas inéditos compostos por Joãozinho e interpretados por diferentes cantores e cantoras, além de outras músicas escolhidas pelos convidados. Na primeira edição, realizada em abril, participaram Célia Maria, Andréa Frazão, Zeca do Cavaco e Quirino, além de Alysson Ribeiro – anfitrião, ao lado de Joãozinho, de todas as apresentações. Depois, em agosto, os convidados foram Nivaldo Santos, Fernanda Garcia, Fátima Passarinho e Adler São Luís.

A imperdível terceira edição

O próximo encontro do projeto O Samba não Poupa Ninguém ocorre na sexta-feira, 05 de setembro, no restaurante Pedra de Sal, a partir das 20h. Dessa vez, os sambas inéditos apresentados serão Vendaval & CalmariaEscrete do SambaConfissões para um Pandeiro e Samba 100. As composições serão interpretadas, respectivamente, por Alessandra Loba, Chico Chinês, Gabriela Flor e Serrinha. Além das músicas de João, cada convidado apresentará mais dois sambas de sua livre escolha.

A cozinha é formada pelo Regional Cena de Samba, dirigido pelo violonista João Eudes e formado pelos músicos Hugo do Trombone, Gustavo Belan (cavaquinho), Madson Peixoto (percussão) e Valdico Monteiro (percussão).

O show coincide com o lançamento nacional, em todas as plataformas de música, do single Sentimento das Águas, pelo selo Saravá Discos, com duas canções inéditas: Sentimento das Águas, parceria de Zeca Baleiro com Joãozinho Ribeiro, interpretada por Zeca, e Corredeira, parceria de Zezé Alves com Joãozinho e Zeca, interpretada pela cantora maranhense Adriana Bosaipo. Haverá ainda o lançamento do clipe de Sentimento das Águas, produzido pelo cineasta italiano Manlio Macchiavello, e sorteios de livros de escritores maranhenses.

Os ingressos custam R$25 e podem ser adquiridos antecipadamente por meio de pagamento via PIX para a chave 09465960349. O comprovante de pagamento deve ser apresentado na porta do restaurante, no dia do evento.

Ao final do projeto, quinze sambas serão escolhidos para integrar o álbum O Samba Não Poupa Ninguém, produção que terá direção de Zeca Baleiro. O disco será lançado como parte das celebrações pelos 70 anos de Joãozinho Ribeiro.