Por Paulo Vinicius – Jornalista
Com 70 anos recém-completados e às vésperas de celebrar meio século de carreira, o poeta Joãozinho Ribeiro segue em plena criação. “Ele é como uma usina!”, definiu bem um parceiro no último domingo, 31 de agosto, quando o compositor nos apresentou quase uma dezena — sem exagero — de músicas inéditas.
João não poupa ninguém. Nenhum ouvido atento atravessou as últimas décadas sem ter contato com os versos de Estrela, Milhões de Uns, Saiba Rapaz, Erva Santa, Amor Maior, Coisa de Deus, Com o Afeto das Canções e tantas outras pérolas. Percebam: apesar de heterogênea, parece ser mesmo no samba que a obra de Ribeiro encontra morada.
Diziam os letristas Paulo César Pinheiro e João Nogueira que ninguém faz samba porque prefere, força nenhuma no mundo interfere sobre o poder da criação. Justo, portanto, que o mais novo projeto de Joãozinho Ribeiro se chame O Samba Não Poupa Ninguém.
A proposta consiste em apresentações realizadas no restaurante Pedra de Sal (rua de Nazaré, Praia Grande, próximo a Praça do Reggae). Em cada evento, são apresentados quatro sambas inéditos compostos por Joãozinho e interpretados por diferentes cantores e cantoras, além de outras músicas escolhidas pelos convidados. Na primeira edição, realizada em abril, participaram Célia Maria, Andréa Frazão, Zeca do Cavaco e Quirino, além de Alysson Ribeiro – anfitrião, ao lado de Joãozinho, de todas as apresentações. Depois, em agosto, os convidados foram Nivaldo Santos, Fernanda Garcia, Fátima Passarinho e Adler São Luís.
A imperdível terceira edição

O próximo encontro do projeto O Samba não Poupa Ninguém ocorre na sexta-feira, 05 de setembro, no restaurante Pedra de Sal, a partir das 20h. Dessa vez, os sambas inéditos apresentados serão Vendaval & Calmaria, Escrete do Samba, Confissões para um Pandeiro e Samba 100. As composições serão interpretadas, respectivamente, por Alessandra Loba, Chico Chinês, Gabriela Flor e Serrinha. Além das músicas de João, cada convidado apresentará mais dois sambas de sua livre escolha.
A cozinha é formada pelo Regional Cena de Samba, dirigido pelo violonista João Eudes e formado pelos músicos Hugo do Trombone, Gustavo Belan (cavaquinho), Madson Peixoto (percussão) e Valdico Monteiro (percussão).
O show coincide com o lançamento nacional, em todas as plataformas de música, do single Sentimento das Águas, pelo selo Saravá Discos, com duas canções inéditas: Sentimento das Águas, parceria de Zeca Baleiro com Joãozinho Ribeiro, interpretada por Zeca, e Corredeira, parceria de Zezé Alves com Joãozinho e Zeca, interpretada pela cantora maranhense Adriana Bosaipo. Haverá ainda o lançamento do clipe de Sentimento das Águas, produzido pelo cineasta italiano Manlio Macchiavello, e sorteios de livros de escritores maranhenses.
Os ingressos custam R$25 e podem ser adquiridos antecipadamente por meio de pagamento via PIX para a chave 09465960349. O comprovante de pagamento deve ser apresentado na porta do restaurante, no dia do evento.
Ao final do projeto, quinze sambas serão escolhidos para integrar o álbum O Samba Não Poupa Ninguém, produção que terá direção de Zeca Baleiro. O disco será lançado como parte das celebrações pelos 70 anos de Joãozinho Ribeiro.

