Emilio Azevedo vem se dedicando há mais de dez anos a organização de coletivos para projetos de comunicação alternativa no Maranhão, começando com o Jornal Vias de Fato. Hoje ele é um dos coordenadores da Agência Tambor. Emilio é autor de três livros: Havana, dezembro de 1999, O caso do Convento das Mercês e Uma subversiva no fio da História.
Uma carta aberta, assinada por mais de duzentas pessoas, está propondo a candidatura do jornalista Emilio Azevedo, da Agência Tambor, para disputar uma vaga na Câmara Municipal de São Luís. O documento foi publicado originalmente na segunda-feira (17/08), no site Bandeira de Aço (bandeiradeaco.com.br), explicando a indicação e apontando quatro eixos com compromissos e propostas da candidatura. O nome do site é uma homenagem a música de Cesar Teixeira, censurada na década de 1970 pela ditadura militar.
O primeiro nome da carta é de Irmã Anne, conhecida em São Luís por sua luta em defesa do meio ambiente e das comunidades da periferia. Além dela, também assinaram pessoas de diferentes áreas e gerações, entre lideranças comunitárias, integrantes de movimentos, sindicatos e organizações populares, professoras, professores, profissionais de saúde, artistas, servidores públicos, autônomos, profissionais liberais, jornalistas, pequenos empreendedores, iyalorixá, pastores, estudantes, militantes do PCB e de outros partidos, como o PSB.

