As obras Contos e Lendas da Terra do Sol, de Wilson Marques e Marco Haurélio, e Em ritmo de seresta: música brega e choperias no Maranhão.
O escritor e patrono da Feira do Livro de São Luís este ano, Wilson Marques, lança hoje, às 19h, durante o evento, no Convento das Mercês (Centro Histórico), o livro Contos e Lendas da Terra do Sol, escrito em parceria com o baiano Marco Haurélio. A publicação, que leva o selo da editora Folia de Letras, reúne histórias coletadas pelos escritores no Maranhão e na Bahia. Quem também faz lançamento hoje, às 18h, no mesmo evento, é Bruno Azevêdo, com o livro Em ritmo de seresta: música brega e choperias no Maranhão.
A base do livro Contos e Lendas da Terra do Sol, de Wilson e Marco Haurélio, foi a oralidade popular.
“Fui reunindo pessoas que gostavam de contar histórias, os amigos foram me indicando outras e algumas eu me lembrava de ter ouvido ainda na infância”, disse Wilson Marques.
Este é o primeiro livro que os escritores fazem em parceria. A iniciativa surgiu depois que Marco Haurélio visitou, a convite de Wilson Marques, São Luís para ministrar uma palestra. “Conversamos sobre o tema e resolvemos fazer um livro. Eu coletando histórias daqui e ele, de lá”.
Marco Haurélio explica, no texto introdutório da obra, que o projeto nasceu da persistência de Wilson Marques. “Inspirado no livro Contos folclóricos brasileiros, publicado em 2010, que reuniu 36 narrativas populares resultantes de uma recolha que fiz no sertão baiano cinco anos antes”, relatou Marco Haurélio.
Como a maioria dos contos e lendas fazem parte do imaginário dos brasileiros, Wilson Marques diz que a obra tem uma identidade nacional, embora os textos tenham sido recolhidos no Maranhão e Bahia. “Além destes, os livros têm quatro contos provenientes de duas cidades do Ceará”, destacou Wilson Marques.
As lendas e contos foram reunidas ao longo dos anos de 2005 a 2013 e o título faz uma referência clara ao Nordeste, a terra do sol. “O filme de Glauber Rocha, Deus e o diabo na terra do sol (1964), é a referência mais óbvia, mas não a principal. Em 1912, o escritor Gustavo Barroso, um dos pioneiros no estudo do folclore brasileiro, publicou, sob o pseudônimo de João do Norte, a obra Terra de Sol, na qual reunia farta
documentação sobre os usos e costumes do seu estado natal, o Ceará”, conta Marco Haurélio.
O escritor, nascido em Ponta da Serra, localidade rural do município de Riacho de Santana, desde cedo travou contato com a cultura espontânea e com as histórias tradicionais narradas pela avó. Dessa experiência nasceram os livros Contos folclóricos brasileiros (2010), Contos e fábulas do Brasil (2011) e Lá detrás daquela serra (2013). Coordena, pela editora Nova Alexandria, a Coleção Clássicos em Cordel, pela qual lançou A Megera Domada (versão da peça clássica de William Shakespeare).
Para a mesma coleção adaptou O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, uma das obras ganhadoras do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010, do Ministério da Cultura, na categoria Produção (livros e CDs). É, ainda, idealizador da coleção Fábulas do Brasil em Cordel, da editora LeYa. É colaborador do Centro de Estudos Ataíde Oliveira, da Universidade do Algarve, Faro, Portugal.
Patrono da Feira do Livro de São Luís, Wilson Marques, teve 10 mil exemplares de seu livro A menina levada e a serpente encantada, distribuído a estudantes da rede pública, em uma edição especial patrocinada pela Vale.
Seresta –O livro Em ritmo de seresta: música brega e choperias no Maranhão será lançado às 18h e o lançamento será marcado por seresta ao vivo e distribuição de cachaça. A obra tem 300 páginas e vem acompanhada de um CD homônimo com 12 canções. O livro é fruto de uma pesquisa apresentada pelo autor ao Curso de História da Universidade Federal do Maranhão e, depois, ao Mestrado em Ciências Sociais da mesma instituição. Foi premiado no Edital Poeme-se, da Fapema. O autor descobriu que, no Maranhão, o tipo de música popular produzida em teclado alcança maior popularidade no Estado e dentro desse contexto, fez uma pesquisa em torno dos cantores do gênero, descobrindo suas histórias.
Para 2014, a Feira do Livro traz o tema Literatura Infantil: aqui começa a magia da leitura com a proposta de mostrar a importância da literatura produzida para crianças e adolescentes como o principal fator para a consolidação e ampliação de um público leitor na vida adulta.
Serviço
• O quê
Lançamento dos livros Em ritmo de seresta: música brega e choperias no Maranhão (Bruno Azevêdo) e Contos e Lendas da Terra do Sol (Wilson Marques e Marco Haurélio)
• Quando
Hoje, respectivamente às 18h e 19h
• Onde
Feira do Livro de São Luís (Convento das Mercês)
• Entrada franca
