20/01/2026

Literatura para combater a violência de gênero

Concurso literário Maria Firmina dos Reis premiará trabalhos com temática violência contra a mulher; inscrições seguem abertas até 30 de abril; iniciativa é do TJMA

São Luís – O I Concurso Literário Maria Firmina dos Reis vai premiar contos, crônicas e poemas sobre a temática da violência doméstica e familiar contra a mulher com o objetivo de incentivar a produção literária acerca do tema. A iniciativa é da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (CEMULHER/TJMA).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de abril no site do tribunal. Ao todo, serão selecionados 18 finalistas cujos trabalhos constarão em um ebook.

Com prêmios em dinheiro que variam entre R$ 500,00 e R$ 2.000,00, o concurso é destinado a poetas, cronistas ou romancistas, profissionais ou não, adultos ou adolescentes, alunos de escolas públicas ou particulares e artistas em geral. Os participantes deverão ser residentes ou domiciliados no Estado do Maranhão.

O certame é dividido nas modalidades contos – uma narrativa ficcional curta, que poderão se estender por, no máximo, cinco laudas; crônicas – narrativas sobre o cotidiano da vida urbana, com certa dose de humor e linguagem mais coloquial, que deverão conter até três laudas; e poemas – gênero textual dividido em estrofes e versos, rimados ou não, serão escritos em até duas laudas.

Os participantes concorrerão em categorias estabelecidas por idade, conforme o tipo de produção literária inscrita, divididas nas subcategorias adolescentes (a partir de 12 anos completos) e adultos (maiores de 18 anos).

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas em banner na página principal do Tribunal de Justiça do Maranhão. Após preencher a ficha cadastral e enviar os documentos exigidos, cada participante, conforme faixa etária, enviará ao e-mail cemulher@gmail.com, um texto por categoria de produção literária (crônica, conto ou poesia), portanto, o limite será de três textos ao total, se assim desejar.

O texto deverá ser inédito, ou seja, ainda não publicado em qualquer meio impresso ou virtual e encaminhado para o email cemulher@gmail.com e identificado apenas por pseudônimo de escolha do candidato. A lista com as inscrições deferidas estará disponível no site do TJMA no dia 10 de maio.

A Comissão Julgadora do certame é formada pelo presidente da CEMULHER/ TJMA e literato, desembargador Cleones Carvalho Cunha; pela juíza assessora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Lidiane Melo de Sousa; e pela membro fundadora da Academia Ludovicense de Letras, Dilercy Aragão.

A ilustração utilizada na identidade visual do concurso é de autoria do designer Wal Paixão cedida ao TJMA.

Homenagem

O concurso é uma homenagem à escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista negra do Brasil. Maria Firmina também foi professora, musicista e a criadora da primeira escola mista do Brasil.

Nascida em São Luís em 11 de março de 1822 – data que hoje é considerada o Dia da Mulher Maranhense em sua homenagem -, a escritora é autora da obra “Úrsula” (1859), primeiro romance publicado por uma mulher negra em toda a América Latina e primeiro romance abolicionista de autoria feminina da língua portuguesa.

Também é autora de “Gupeva” (1861), narrativa de temática indianista publicada em capítulos pela imprensa local; e “A escrava”, de 1887, texto inserido no contexto da abolição do regime escravocrata; entre outras obras.

Serviço
O quê Inscrições para o I Concurso Literário Maria Firmina dos Reis

Quando Até dia 30 de abril

Onde Site do TJMA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.