HAJA DEUS QUANTA TRISTEZA!
A cultura maranhense amanheceu de luto neste sábado, com a morte do compositor Francisco de Assis Ewerton, mais conhecido como Chico da Ladeira, de 72 anos.Seu falecimento aconteceu às 2 horas desta madrugada, no Hospital das Clínicas no Angelim, por falência múltipla dos órgãos, decorrente do coronavírus.
Chico da Ladeira foi um dos grandes nomes da ala dos compositores da escola de samba Flor do Samba, no Desterro. É de sua autoria o antológico samba enredo “Haja Deus”, do carnaval de 1979 considerado o hino do carnaval maranhense. Ele foi gravado no primeiro LP das Escolas de Samba, e gravado na voz do saudoso Nicéias Drumont.
O velório será realizado na quadra da Flor do Samba, no bairro do Desterro. E o sepultamento no Cemitério do Gavião.
NOTA DE PESAR
Lamentamos profundamente a morte do ocorrida na madrugada deste sábado (24), em São Luís, do compositor Chico da Ladeira, que deixa uma lacuna no mundo do samba e do carnaval onde era reconhecido pela criação do samba enredo “HAJA DEUS”, de 1979, para a escola Flor do Samba. Chico da Ladeira tinha a cultura popular como par, pois também deixou várias outras composições, incluindo toadas de boi.
Neste momento de dor, solidarizamo-nos com seus familiares e amigos por sua partida, rogando a Deus que o receba em sua infinita bondade. Cala-se a voz do poeta. São Luís está de luto .
Joel Jacinto, Roberto Ricci , Sergio Viana e Eden Junior
==========
A lembrança de Chico da Ladeira
Por Augusto Tampinha
O poeta, amigo e parceiro Chico da Ladeira, foi ao encontro de Deus. Haja saudade para suportar esse vazio que deixa, não só para os amigos, como para a cidade. Com Chico fiz uns 26 sambas para a Flor do Samba, a parceria era um casamento quase perfeito. Ganhamos muitos carnavais, e o Maranhão consagrou o Haja Deus, feito numa noite de janeiro de 1979, aos pés do busto do poeta Odorico Mendes, na praça que leva o nome deste. Sobe o parceiro, mas fica a obra. Em mim ficará a lembrança dos muitos momentos em que trabalhamos a arte. Arte que ficará de legado. E para a cidade, a lembrança do Chico, que a encantou, com o seu jeito simples e o seu talento. Vai em paz parceiro, quando nos encontrarmos por aí, quem sabe faremos outros sambas para alegrar os anjos. Daqui distante vá o meu último adeus, sem lenço branco e sem lágrimas, o nosso ofício foi levar felicidade ao povo.
Haja Deus Quanta tristeza!
Será que terei que virar pó para que a cultura me respeite? Esse é o desabafo de um dos maiores compositores deste Estado (Chico da Ladeira, em 14 de fevereiro de 2012).
É com profundo pesar que informamos a morte do Grande Compositor Maranhense, CHICO DA LADEIRA ocorrida nesta madrugada, por falência múltipla dos órgãos…
O seu Maior Sucesso: HAJA DEUS, Samba-Enredo da FLOR DO SAMBA, Carnaval de 1979…
O velório será na quadra da sua Escola de Coração. Sepultamento à tarde no Cemitério do Gavião.
Que DEUS o receba em Sua Glória!

