Trata-se do terceiro beijo gay em novelas da faixa, o segundo entre mulheres
Longe da publicidade que era feita há poucos anos com relação a beijos entre pessoas do mesmo sexo, quando essas cenas eram antecedidas por muitas discussões sobre o tema, o gesto foi bastante inesperado para boa parte dos telespectadores. Afinal, Clemência (Dani Barros) e Vitória (Maria Clara Gueiros), as duas personagens que trocaram o carinho, eram rivais.
Esta foi apenas a terceira vez que um beijo gay foi exibido em uma novela dessa faixa horária na emissora. O primeiro foi entre Luccino (Juliano Laham) e Otávio (Pedro Henrique Müller) em “Orgulho e Paixão” (2018), enquanto o segundo foi entre Valéria (Bia Arantes) e Camila (Anajú Dorigon) em “Órfãos da Terra” (2019).
Na cena, Clemência toma coragem depois de muito tempo para declarar sua paixão reprimida. Vitória retribui ao perceber que também sentia o mesmo. As duas, no entanto, decidem viver seu amor em segredo, já que a relação não seria bem aceita na época.
“Será nosso segredo, nossa joia. Vamos deixar ela bem guardadinha no fundo do armário”, diz a primeira. “Por enquanto. Chegará o dia em que o amor será livre, sem armários”, responde sua amada.
Diversos telespectadores comemoraram a cena nas redes sociais, destacando a naturalidade com que o tema foi abordado e a delicadeza da cena. Outros lembraram que até hoje algumas pessoas insistem em ser preconceituosos contra casais do mesmo sexo.
“Só quem sabe o que é viver se escondendo por amar ‘fora dos padrões’ entende a importância de um beijo lésbico na novela das seis”, declarou uma internauta. “Ainda mais com a delicadeza que foi. Uma cena linda. Um texto limpo e emocionante.”

