20/01/2026

Novo diretor-presidente da Fapema toma posse no Palácio dos Leões

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 3, no Palácio dos Leões, tomaram posse o novo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), André Luís Santos, e a nova presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Sorimar Sabóia.

André Luís Santos é graduado em Licenciatura em Construção Civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (Cefet), especialista em geoprocessamento aplicado ao planejamento urbano e rural pelo Cedecon. Tem mestrado em Engenharia de Eletricidade, com ênfase em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). É professor e pesquisador no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Sorimar Sabóia Amorim é assistente social, graduada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pós-graduada na Área de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como assistente social na Prefeitura Municipal de São Luís e como chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas da Funac, entre outros cargos na instituição. Foi presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (2015 a 2016) e do sindicato dos assistentes sociais do Estado do Maranhão (2013 a 2018).

O governador do Maranhão, Flávio Dino, deu início à cerimônia ressaltando os cargos de presidentes da Funac e Fapema e a qualidade dos novos empossados. “São merecedores de integrar o nosso Governo ou qualquer outro do país. Fizeram trabalho notável à frente dos órgãos, mais ações com menos recursos, multiplicando oportunidades em um momento de trevas. Representam muito daquilo que sonhamos: uma sociedade justa para todos”, exaltou.

Em seu discurso, ele também fez uma defesa da manutenção dos investimentos em educação no país. “Aconteça o que acontecer neste país, as Universidades e instituições de ensino e pesquisa vão continuar a ter todo o respeito no Maranhão. Vamos sempre defender o conhecimento e o saber. Isso não pode ser negado a novas gerações, e, sobretudo, àqueles que pela primeira vez na história começaram a sonhar com essa realidade”, pontuou.

O discurso agradou à reitora Nair Portela, que frisou o papel fundamental da Fapema na manutenção de incontáveis pesquisas da Universidade Federal do Maranhão. “A posse do novo presidente da Fapema é importante para a continuidade e o desenvolvimento das pesquisas no estado e na UFMA, no sentido de que participamos dos editais lançados pela Fundação e de que os docentes recebem recursos para investimentos e bolsas dos alunos que fazem mestrado, doutorado e iniciação ciêntífica. A relação da UFMA com a Fapema é muito forte. É um momento de muita relevância, pois o governador ratificou que, apesar das despesas, vai manter os recursos para a formação dos profissionais, das pesquisas e do país”, elogiou.

Para André Luís Santos, o desafio é enorme, mas a vontade é maior ainda: “Há trabalho muito grande para ser luz, dentro da perspectiva de corte de recursos em nível federal, por isso estamos trazendo novas ideias, para tentar diversificar as ações junto aos pesquisadores, seguir o caminho de fortalecimento da Fapema”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.