A cerimônia do Oscar 2022 acontece no próximo domingo (27) com fortes competidores, desde o silencioso faroeste “Ataque dos Cães” e o sensível “No Ritmo do Coração” —dois queridinhos ao maior prêmio da noite— até as propostas mais conceituais, mas não menos elogiadas, do japonês “Drive My Car” e da comédia romântica de “Licorice Pizza”.
Mas as escolhas da Academia nem sempre coincidem com os favoritos do público —vide a opção da entidade de abrir uma votação popular nas redes sociais para dar mais espaço a sucessos como “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa”. E, sobretudo, com as escolhas da crítica.
Em meio às dezenas de filmes em competição, separamos os mais recomendados pelos críticos da Folha para que, nesses momentos finais, o leitor saiba quais títulos vale correr para assistir antes da cerimônia.
Muitos deles, aliás, já estão no streaming, estrearam recentemente ou seguem em cartaz nos cinemas. A lista é organizada segundo as cotações dadas pelos críticos, da pior para a melhor.
‘BELFAST’: RUIM
Vencedor do Festival de Toronto no ano passado, o longa de Kenneth Branagh sobre o conflito entre católicos e protestantes na Irlanda visto pelos olhos de uma criança recebeu a pior avaliação do crítico Inácio Araujo. Seu entendimento é que o filme não chega a lugar algum e, enquanto isso, ainda é recheado de filmagens ostensivas, cafonas e cheias de firulas, que não ajudam a conectar os temas propostos pela história, como a guerra religiosa, o desemprego, a vizinhança ou a paixão do protagonista por uma colega.
Em cartaz nos cinemas.
Indicado ao Oscar de melhor filme, melhor roteiro original, melhor ator coadjuvante para Ciarán Hinds, melhor som, melhor direção, melhor canção original e melhor atriz coadjuvante para Judi Dench.

