Já em processo de legalização em curso, a RPPN Shipping Protection, nas terras de Timbotuba em Alcântara (MA), visa ser uma unidade de conservação para proteger a biodiversidade da área – que inclui ecossistemas importantes, como manguezais, córregos, brejos, lagos e nascentes que são classificados como Áreas de Preservação Permanentes (APPs); além de uma extensa área de florestas com rica fauna e flora.
A proposta, segundo o Diretor da Shipping Protection e autor da iniciativa, o empresário maranhense Kledilton Cutrim Pinto, é ir além da preservação do meio ambiente, mas também oferecer oportunidade de desenvolvimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social da região. Isso se dará com a integração da conservação ambiental às estratégias de responsabilidade socioambientais da companhia; reforçando o compromisso da empresa com o futuro sustentável, através de projetos de educação (criação de uma escola privada aberta à comunidade) para beneficiar as pessoas das comunidades do local, na sua maioria de descendência quilombola. Como unir preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida de pessoas em territórios vulneráveis através da educação é o que será apresentado nesse case que, pode e deve, servir de modelo para outras empresas privadas.
Também integra esse painel sobre ESG Antônio Dino Tavares (Fundação Antonio Dino). Ele vai falar sobre os benefícios de um projeto de energia solar implantado no Hospital do Câncer Aldenora Belo em São Luís.
No atual cenário global, onde a pressão por compromissos climáticos e sociais se intensifica em resposta às graves crises enfrentadas nos âmbitos ambiental e social, esse debate é fundamental para estimular o maior engajamento dos setores público e privado, na criação de iniciativas viáveis e eficientes de desenvolvimento sustentável.

