20/01/2026

Prefeito Eduardo Braide entrega requalificada a UEB Sofia Silva, na Vila Passos

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta sexta-feira (23), mais uma unidade de ensino municipal requalificada por meio do programa Escola Nova. A Unidade de Educação Básica (UEB) Sofia Silva, na Vila Passos, recebeu novo mobiliário, equipamento, recursos integrativos, e foi totalmente adaptada para atender aos novos protocolos sanitários por causa da pandemia da Covid-19. Com isso, a retomada das aulas presenciais em agosto ocorrerão com mais conforto, segurança e melhores condições de ensino-aprendizagem.

“Hoje estamos entregando a UEB Sofia Silva, escola da educação infantil, após reforma e requalificação. É mais uma unidade reestruturada por meio do programa Escola Nova com o qual vamos garantir escolas mais seguras, cumprindo todas as recomendações sanitárias necessárias para a retomada das aulas presenciais a partir de agosto. Além disso, com os novos equipamentos, mobiliário e outras melhorias, os alunos terão uma escola mais qualificada, melhorando seu aprendizado”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A vice-prefeita, Esmênia Miranda, fez um chamamento aos pais para que façam a matrícula de seus filhos. “Estamos recuperando a rede escolar para garantir melhores condições de ensino-aprendizagem às nossas crianças. Agora cabe aos pais procurarem a secretaria das escolas e fazer a matrícula de seus filhos. A rede municipal ainda tem vagas. Vamos retomar as aulas presenciais e queremos todas as nossas crianças em sala de aula”, disse.

Requalificação

A UEB Sofia Silva atende a 80 alunos da educação infantil, dos 3 aos 5 anos, e mais 9 alunos na sala de recursos, onde são realizadas atividades para potencializar as habilidades de crianças que tenham transtornos do espectro autista.

O secretário Municipal de Educação, Marco Moura, afirmou que a rede municipal de ensino de São Luís passa por ampla reestruturação.

“Estamos cumprindo a determinação do prefeito Eduardo Braide para recuperar toda a rede de ensino municipal, incluindo a estrutura física, modernização, novos fluxos de gestão, a regularização dos conselhos escolares, adequação da carência de professores, a adaptação para as novas necessidades sanitárias, novas formas de acolhimento aos alunos e suas famílias e, principalmente, o planejamento para o retorno seguro e organizado às aulas presenciais a partir de agosto”, afirmou.

A escola passou por retelhamento, reforma dos banheiros, que agora passam a contar com cabines individuais e foram adaptados para uso por crianças. O banheiro de uso adulto também foi reativado. As redes elétrica e hidráulica passaram por revisão, foi feita a troca da bomba d’água, pintura interna e externa, feita a substituição de toda iluminação da escola, revisão de esquadrias e climatização de todas as salas de aulas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.