20/01/2026

Primeira Miss Brasil, Martha Rocha morre aos 87 anos em Niterói

Primeira Miss Brasil, a modelo Martha Rocha morreu no último sábado (4) aos 87 anos, em Niterói (RJ). A baiana foi vítima de uma insuficiência respiratória seguida de infarto, segundo informações do filho, Álvaro Piano, e foi enterrada neste domingo (5) no Cemitério Santíssimo Sacramento.

Em entrevista para o portal G1, Álvaro disse que sua mãe mentiu a idade na época do concurso “para parecer mais jovem” e afirmou ter 18 anos. No entanto, a verdadeira idade da modelo na época era 21.

“A vida dela foi muito sofrida nos últimos anos, ela estava acamada há muito tempo e não conseguia andar. Morreu sem muito sofrimento. Ela já estava cansada. Rodeado de pessoas que cuidavam dela. Esses últimos meses a gente só se falava através de contatos telefônicos. Sinto falta da minha mãe, mas ela descansou”, relatou Álvaro.

Em 1954, Martha foi eleita a primeira Miss Brasil em um concurso realizado em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro. Ficou em segundo lugar no Miss Universo daquele ano, perdendo para a norte-americana Miriam Stevenson.

Informações da época afirmavam que ela foi derrotada na competição por uma diferença de “duas polegadas” entre o seu quadril e o da vencedora, mas Martha negou a veracidade desta história.

Martha teve dois filhos com o banqueiro português Álvaro Piano. Quando regressou ao Brasil, casou com Ronaldo Xavier de Lima e deu à luz mais uma filha. Em 1995, seu cunhado teria lhe dado um golpe financeiro e ela passou a enfrentar dificuldades por falta de dinheiro.

“Em 1995, com a fuga de Jorge Piano com todo o meu dinheiro, superei meus problemas com suporte de meus dois filhos, duas amigas e o meu trabalho honrado, vendendo os quadros pintados por mim, e ganhando cachê para divulgar o concurso Miss Brasil”, disse ela em uma rede social no ano passado.

A Miss Brasil também disse em sua página que vivia em um lar de idosos localizado em Volta Redonda (RJ) por questões financeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.