A Rádio Timbira 95,5 está em fase final dos preparativos para entrega da sua nova sede, no Edifício Cesário, localizado na região do Anel Viário (Av. Sen. Vitorino Freire, 29 – Centro), em São Luís (estado do Maranhão – Brasil).
Os gestores e técnicos estão finalizando os testes no novo espaço da emissora, que contará, agora, com quatro estúdios reequipados para transmissões, gravações e edições audiovisuais, além de redação, central técnica e outros setores administrativos.
A partir de investimentos recentes e modernização em sua estrutura, a rádio migrou, recentemente, para FM, reformulando a sua programação, adaptanda às novas tecnologias de transmissão, com convergência de mídias digitais e maior interação com sua audiência, consolidada ao longo de mais de oito décadas no ar.
A entrega oficial deverá acontecer nos próximos dias deste mês de novembro de 2024, com a presença do governador Carlos Brandão; do secretário de Estado da Comunicação, Sérgio Macedo; e da secretária-adjunta de Radiodifusão e diretora-geral da Timbira, Maria Spíndola.
História de luta
A Rádio Timbira é a primeira rádio do Maranhão. Começou a funcionar em meados do século XX, em 1941.
Surgiu durante os tempos do Estado Novo, quando o presidente da República era Getúlio Vargas, a partir de solicitações do interventor no Maranhão, Paulo Ramos. Um detalhe é que Paulo Ramos, nascido em Caxias, foi o primeiro governador negro do estado.
A montagem da emissora começou em 1940 e a inauguração aconteceu no dia 15 de agosto de 1941, às 21h, com o pronunciamento do governador Paulo Ramos, e transmissão para vários municípios estado.
A Rádio Timbira vivenciou períodos de altos e baixos em sua trajetória e, atualmente, é a rádio pública do Maranhão com um programação diversificada e dinâmica.

