10/10/2025

Transformando vidas: UFMA concede grau a 279 formandos na Cidade Universitária, em São Luís

Nunca é tarde para ingressar na universidade e conquistar o diploma do ensino superior. Exemplo disso é seu Francisco Hélio Braga, de 65 anos, que, na noite dessa quarta-feira, 8, colou grau em Hotelaria pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Junto dele, outros 278 formandos, de 28 cursos do Câmpus São Luís, também celebraram a conclusão dessa etapa acadêmica.

“No decorrer da minha juventude, eu fiz um projeto de vida para expandir minha carreira depois da terceira idade. Eu construí minha família, agora eu estou livre para seguir uma carreira que realmente eu desejava desde o início, que é a carreira universitária. Escolhi o curso de Hotelaria por ser um dos mais completos para a carreira que eu quero seguir. Consegui, com muito esforço, programando o meu tempo na esfera de negócios, de família e os problemas pessoais, inclusive de saúde, mas eu estou feliz porque eu consegui vencer e cheguei até aqui no final”, expressou seu Francisco.

Provando que a Universidade é para todos, Edivaldo Alves dos Santos, de 53 anos, também demonstrou que a idade não é empecilho para conquistar o ensino superior. Agora formado em Oceanografia, seu Edivaldo reforçou que finalizar o curso foi uma experiência gratificante. “A idade todo mundo me disse que é uma barreira, mas eu acabei comprovando que não é barreira. O estudo e o conhecimento estão disponíveis a todos, em qualquer momento da vida. Então, para mim, foi muito satisfatório o curso”.

Edivaldo realizou o sonho de concluir a primeira graduação, conciliando a rotina profissional com os estudos. Sempre próximo ao mar, ele conta que o curso de Oceanografia trouxe respostas para antigas curiosidades sobre o ambiente oceânico e representou uma conquista pessoal e profissional. Determinado a continuar aprendendo, pretende seguir os estudos com mestrado e doutorado. Para ele, a trajetória prova que a idade não é um obstáculo quando se tem vontade de aprender e realizar sonhos.

“Eu também sou pai de família, tenho filhos, tenho outras questões que a gente sabe que tem que lidar depois de uma certa idade e que a gente já adquire outros tipos de compromissos na vida, não é só estudante. Eu não era um estudante profissional, mas procurei dar o máximo de mim para ter esse retorno. Pretendo, sim, fazer ainda outro tipo de curso, mestrado, doutorado, na minha profundidade ainda mais. E, com certeza, foi um curso que trouxe um grande preenchimento do que eu pretendia ainda na vida”, exprimiu.

Pública, gratuita e de qualidade

Com seus 97 cursos de graduação presenciais, a UFMA reafirma o compromisso com o ensino gratuito e de qualidade. Em cada colação de grau, a instituição entrega à sociedade profissionais preparados e qualificados para atuarem em diversas áreas do conhecimento.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva, ressaltou que colação de grau celebra não só a conquista dos formandos, mas também o empenho de todos que contribuíram para essa realização.  “Este é um momento de celebração e de reconhecimento, em que comemoramos não apenas a conquista acadêmica dos nossos formandos e formandas, mas também o esforço coletivo de suas famílias, docentes, técnicos e de toda a comunidade universitária que contribuiu para que este dia se tornasse realidade. A UFMA se orgulha imensamente de ser parte dessa história e continuará sempre de braços abertos para acolhê-los”, reiterou.

A coordenadora do curso de Estudos Africanos, Maria da Guia Viana, enfatizou que o momento representa a entrega à sociedade de professores formados com responsabilidade social, preparados para promover uma educação antirracista e de qualidade.  “Para nós, é superimportante, a cada formatura, entregarmos profissionais preparados para trabalhar com uma educação antirracista. Nós hoje estamos entregando à sociedade professores que, no ensino médio, estarão atuando com história, com foco a desenvolver as políticas de ações afirmativas contra as desigualdades sociais, contra as desigualdades em todos os sentidos. O que também importa nesse ciclo, porque a maioria desses que aqui estão passaram pelo ciclo que foi pandêmico. Eles venceram os desafios de uma educação que foi on-line, mas que se concretizou depois no presencial. Hoje estamos diante da Universidade Federal do Maranhão, que nos representa como um ensino de qualidade, porque nós, professores, visamos a isto: um ensino de qualidade em uma universidade pública. E são esses profissionais com responsabilidade social que estamos hoje entregando à sociedade”, destacou.

Reconhecimento estudantil

Com o intuito de reconhecer e valorizar as trajetórias acadêmicas dos discentes, na ocasião, a UFMA entregou a 16 estudantes o prêmio de Mérito Acadêmico.

O Mérito Acadêmico é uma dignidade universitária instituída pela Resolução N° 3.391-CONSEPE, de 9 de abril de 2024, que reconhece o excelente desempenho dos discentes que cumpriram requisitos rigorosos. É concedido aos alunos que completaram o curso no tempo padrão estipulado, não tiveram reprovações, trancamentos nem sanções disciplinares e mantiveram um Índice Acadêmico (CR) igual ou superior a 8.

Na cerimônia do semestre de 2025.1, os formandos que receberam o certificado foram dos cursos de Biblioteconomia, Comunicação Social – Rádio e TV, Comunicação Social – Relações Públicas, Ciência da Computação, Educação Física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Química, Farmácia, Física, Geografia, Hotelaria, Química Industrial, Serviço Social e Teatro.

Além da honraria, na solenidade, também foram entregues aos formandos do curso de Educação Física a carteira profissional do Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Adyla Mylena Pereira Santos, recebeu tanto o título de mérito acadêmico como também representou seus colegas de turma do curso de Educação Física, ao receber das mãos do reitor da UFMA a carteira profissional do CREF. “Para mim é uma honra estar recebendo tanto o meu mérito acadêmico hoje aqui, quanto a minha carteira de identidade profissional em primeira mão aqui na minha colação de grau. Eu quero agradecer a Deus por estar me proporcionando isso, à minha família, que é o meu alicerce, aos meus colegas de curso, que caminharam junto comigo nessa jornada e, principalmente, à Universidade Federal do Maranhão, que é um grande símbolo de ensino superior no estado”, manifestou.

A premiação simboliza o comprometimento da UFMA com os milhares de profissionais que se formam pela instituição.

Vínculo efetivo

O reitor da UFMA também apresentou aos formandos o portal Alumni, que tem por objetivo manter relação direta entre a Universidade e os egressos. O espaço virtual entrega aos concluintes uma ampla rede de contatos, oportunidades de destaque profissional, informações sobre notícias e eventos, além de cursos de pós-graduação e extensão. Os cadastrados também podem usufruir descontos e parcerias institucionais. O portal disponibiliza ainda softwares de renome, como MatLab & Simulink e Complete Anatomy, acessíveis pelo e-mail institucional. Outra funcionalidade é a publicação de depoimentos, que podem inspirar e orientar os atuais estudantes da Universidade.