16/01/2026

UFMA 54 anos: a Universidade na vanguarda do conhecimento científico no Maranhão

SÃO LUÍS – Mais de cinco décadas de formação – estrutural e acadêmica – e de dedicação na missão de transformar a sociedade por meio do conhecimento, a Universidade Federal do Maranhão reafirma suas conquistas ao longo de cinquenta e quatro anos de história, fortificando a cada ano seu tripé fundamental de ensino, pesquisa e extensão.

Para celebrar seu aniversário, comemorado neste mês de outubro, a Superintendência de Comunicação da UFMA divulga, durante esta semana, uma série de matérias com o objetivo de evocar a rica história da Universidade e saudar as conquistas da comunidade acadêmica que transformaram a vida dos maranhenses e impactaram a sociedade.

Herdeira do conhecimento

No preâmbulo da sua história, a UFMA é herdeira das primeiras instituições de ensino superior do estado. Esta biografia começa lá em 1918, com o início das atividades da Faculdade de Direito do Maranhão, sob a direção de José Viana Vaz, que passou a conferir diplomas em todo o território maranhense aos seus estudantes.

Quatro anos depois, em 3 de maio de 1922, a Faculdade de Farmácia inicia suas atividades por iniciativa dos médicos Luís Lobato Viana e Cesário dos Santos Veras, com auxílio do farmacêutico Bernardo Pedrosa Caldas e João Marcelino da Silva Teixeira e tendo como o primeiro diretor da Faculdade, o médico e farmacêutico Achilles de Faria Lisboa. Em 1925, a direção decide criar o Curso de Odontologia que, posteriormente, muda o nome da instituição para Escola de Farmácia e Odontologia do Maranhão.

Após a reabertura das Faculdades de Direito, Farmácia e Odontologia com reconhecimento do Ministério da Educação e Saúde em 1947, é fundada, em 1952, a Faculdade de Filosofia, que abrangia os cursos de Letras Neolatinas, Filosofia, Pedagogia, Geografia e História. No mesmo ano, em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), o Palácio Cristo Rei é cedido para abrigar a Faculdade de Filosofia.

Um ano depois, mais uma faculdade engajada em entender os aspectos sociais das diversas realidades humanas é fundada no estado: é criada, no ano de 1953, a Escola Maranhense de Serviço Social, por meio do Decreto Episcopal. Ao ser reconhecida como uma instituição de utilidade pública, a entidade se reuniu com a Escola de Assistência Social da Legião Brasileira de Assistência (LBA), passando a se chamar, em 15 de maio de 1954, Escola de Serviço Social do Maranhão.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento da cultura e a criação da Universidade Católica do Maranhão, foi fundada em 1955 a Sociedade Maranhense de Cultura Superior (Somacs). Já em 1957, foi criada a Faculdade de Ciências Médicas do Maranhão e a Somacs, que foi a primeira mantenedora desta Faculdade e tinha como presidente o Arcebispo Metropolitano Dom José de Medeiros Delgado, que teve um papel fundamental na fundação da Universidade Federal do Maranhão. O pioneirismo da Faculdade de Ciências Médicas, que teve como primeiro diretor João Bacelar Portela, foi um marco na medicina do Maranhão.

FONTE: https://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=57327

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.