20/01/2026

Vacinação caindo

Transcorreu no sábado (08) o Dia da Imunização no calendário de saúde do Ministério da Saúde (MS) que, no entanto, está preocupado com o comportamento do brasileiro em relação a várias vacinas.

Uma delas é a vacina contra o vírus HPV, que neste ano completa uma década de distribuição gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas até hoje com baixa procura do público-alvo, que são crianças e adolescentes de nove a 14 anos.

Para a campanha deste ano, o MS tem como meta vacinar 80% da população elegível, mas os números ainda estão muito abaixo do esperado.

Apesar da disponibilidade da vacina nos postos, apenas 57% do público feminino e menos de 40% do masculino foram vacinados.

Proteção

O HPV engloba um conjunto com mais de 150 vírus, sendo que 12 deles são considerados “oncogênicos”, e dois tipos específicos deste conjunto, o 16 e 18, estão presentes em cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

O MS lembra que, além desse câncer, a vacina também ajuda a prevenir outros tipos, como o câncer de vagina, vulva, pênis, ânus, orofaringe e as conhecidas verrugas genitais, causadas pelos tipos 6 e 11 do vírus.