29/12/2025

Vasco, Inter e mais: veja o ranking dos maiores jejuns de títulos nacionais

Ao superar o Vasco e conquistar o Tetra da Copa do Brasil, o Corinthians encerrou uma seca de oito anos, que o acompanhava desde o Campeonato Brasileiro de 2017, de títulos nacionais. Com isso, o Timão deixou outros ‘velhos campeões’ para trás, incluindo o Gigante da Colina, e voltou a ter tranquilidade no ranking dos maiores jejuns de conquistas no país – considerando apenas taças de Brasileirão e Supercopa, além da Copa do Brasil.

Em contrapartida, o vice representou um novo golpe nas expectativas do Cruzmaltino. Derrotado na final, no Maracanã, o time do Rio de Janeiro chegou a 15 anos sem conquistar um troféu nacional. O Vasco não sabe o que é erguer uma taça de maior expressão desde meados de 2011, quando foi campeão justamente da Copa do Brasil.

Embora já tenha uma década e meia longe das principais taças do Brasil, o Vasco não é o time com o maior jejum do país. Ao contrário. O Bahia, por exemplo, não é campeão de uma competição nacional desde 1988, quando ficou com o troféu do Campeonato Brasileiro. O pódio conta ainda com o Guarani e o Coritiba, que já passam dos 40 anos sem um título nacional.

Ranking dos maiores jejuns de títulos nacionais

TimeJejumÚltimo título
1. Guarani48 anosBrasileirão
2. Coritiba41 anosBrasileirão
3. Bahia37 anosBrasileirão
4. Criciúma35 anosCopa do Brasil
5. Internacional33 anosCopa do Brasil
6. Juventude27 anosCopa do Brasil
7. Santo André22 anosCopa do Brasil
8. Paulista21 anosCopa do Brasil
9. Sport18 anosCopa do Brasil
10. Santos16 anosCopa do Brasil
11. Vasco15 anosCopa do Brasil
12. Fluminense13 anosBrasileirão
13. Grêmio9 anosCopa do Brasil
14. Cruzeiro7 anosCopa do Brasil
15. Athletico-PR6 anosCopa do Brasil
16. Atlético-MG3 anosSupercopa do Brasil
17. Palmeiras2 anosBrasileirão
18. São Paulo2 anosCopa do Brasil
19. Botafogo1 anoBrasileirão

Corinthians e Flamengo não aparecem na lista por serem os atuais campeões da Copa do Brasil e do Brasileirão, respectivamente. Além disso, o Fla também é o atual vencedor da Supercopa. Red Bull BragantinoCearáFortaleza Mirassol, times que participaram do Brasileirão mais recente, nunca conquistaram um título nacional e, por isso, não aparecem no ranking.