22/02/2024

13ª Feira do Livro de São Luís será lançada nesta terça-feira (24)

O lançamento acontece no auditório do Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão, no Centro, às 9h, onde será divulgada a programação; evento promovido pela gestão do prefeito Edivaldo, ocorrerá de 11 a 20 de outubro, no Multicenter Sebrae

A 13ª edição do maior evento cultural e de fomento à leitura do Maranhão, a Feira do Livro de São Luís (FeliS), será lançada na terça-feira (24), às 9h, no auditório do Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Maranhão (Rua Oswaldo Cruz, 1396, Centro). Na ocasião, será divulgada a programação do evento que, este ano, traz o tema “O Brasil Atemporal na Obra de Aluísio Azevedo” e vai acontecer no período de 11 a 20 de outubro, no Multicenter Sebrae. A FeliS é uma promoção da Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Cultura (Secult) e Educação (Semed) e correalização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae). A programação da Feira do Livro de São Luís é toda gratuita.

Resultado de imagem para aluísio azevedo

Este ano, o patrono será Aluísio Azevedo e os homenageados serão os também maranhenses Rosa Mochel e Dreyfus Azoubel, ambos comemorando o centenário de nascimento. A expectativa é superar o público de mais de 160 mil pessoas do ano passado, em aproximadamente 600 atividades gratuitas. A programação contemplará todas as idades, aberta das 10h às 22h. Em uma área de 11.500m², serão mais de 30 ambientes com atividades acontecendo simultaneamente, oferecendo conforto e segurança aos visitantes e expositores.

PATRONO E HOMENAGEADOS

A FeliS já homenageou, como patrono, grandes expoentes da literatura maranhense e brasileira. Para esta 13ª edição, traz o tema: “O Brasil Atemporal na Obra de Aluísio Azevedo” e o Patrono será Aluísio Azevedo, escritor reconhecido pelos pesquisadores e literatos como aquele que, a partir do romance “O Mulato” (1881), iniciou o Movimento Literário Naturalismo no Brasil. Aluísio traz em si a inquietude e o incômodo das questões sociais, políticas e econômicas num contexto histórico de transformações profundas provocadas pela ascensão do capitalismo, a vontade de uma sociedade republicana, as relações com imigrantes e a abolição da escravatura em obras literárias de grande impacto pela linguagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.