13/06/2024

1ª edição 2024 do Sesc Partituras apresenta toda beleza do choro com o Grupo Cinco Gerações

A primeira edição 2024 do Sesc Partituras apresenta toda a beleza e ritmo do chorinho. O Grupo Cinco Gerações promete uma performance contagiante em um concerto aberto ao público neste sábado, dia 18 de maio, a partir das 16 horas, no Teatro Napoleão Ewerton. Retirada gratuita de ingresso na bilheteria 1h antes da apresentação.

O Grupo Cinco Gerações é um conjunto musical que representa a autenticidade do choro brasileiro. Com um repertório autoral e uma trajetória marcada pela tradição familiar na música, o Grupo Cinco Gerações apresentará 11 composições de diferentes épocas.

O concerto de abertura será realizado pela Orquestra de Sopro Sesc Musicar, composta pelos alunos do projeto Sesc Musicar, uma iniciativa de iniciação e aperfeiçoamento musical que contribui significativamente para o desenvolvimento sociocultural e habilidades artísticas de crianças, adolescentes e jovens, fortalecendo a arte e cultura nas comunidades.

A série de concertos do Sesc Partituras tem como objetivo destacar a riqueza e diversidade da música erudita brasileira, trazendo ao público apresentações de alto nível artístico e cultural.

Grupo Cinco Gerações

O grupo Cinco Gerações foi idealizado por Osmar do Trombone e Osmar Junior inspirado pela história de vida de Marcelino Fernandes Furtado (Vulgo Macico, nascido em Viana- MA), músico flautista integrante do 24º BC que, após a sua baixa do exército, mudou-se para Cajarí a fim de realizar seu sonho de formar uma banda de música denominada Balacochê, tocando choro em todos os municípios do estado do Maranhão. Osmar ensinou música para seus filhos Cecília e Zé Furtado e também as gerações seguintes: Oswaldo, Osmar, Geraldo, Osmar Jr e seu tataraneto Mikael.

O grupo registrou em disco as músicas autorais compostas por Osmar do Trombone e Osmarzinho. Gravaram integralmente na cidade de Belo Horizonte, entre 2011 e 2012 com o título “Cinco Gerações”. O disco foi lançado em 2013.

Atualmente, o grupo trabalha na criação de um novo álbum intitulado ‘Saudades do Zé Furtado, onde fará uma homenagem ao maestro Zé Furtado, pai de Osmar do trombone e avô de Osmarzinho, considerado “doutor em Choro” na região em que viveu seus 92 anos.