25/02/2024
Sem categoria

25 ANOS DA RÁDIO MIRANTE AM EM MATÉRIA DO JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO NO CADERNO ALTERNATIVO

Mirante AM: 25 anos no ar

Informação, entretenimento e participação ativa dos ouvintes marcam as mais de duas décadas de existência da emissora.
19/05/2013 00h00
Com uma programação voltada quase exclusivamente para a música, teve início, no dia 10 de maio de 1988, a primeira transmissão da Rádio Mirante AM, um dos veículos de comunicação que integra o Sistema Mirante. Na época, os hits mais marcantes tinham lugar certo na rádio, que este mês celebra 25 anos de fundação.
Hoje, a rádio tem uma programação diversificada, que abrange desde os programas musicais, passando pelos jornalísticos – ponto forte da programação -, até os esportivos e de entretenimento. Assim, a rádio leva, diariamente, notícias de última hora, reportagens investigativas, comentários, debates e prestação de serviços sempre abrindo espaço para a participação dos ouvintes.
Em duas décadas e meia, a rádio tem se firmado como líder de audiência. “Nós fazemos uma avaliação altamente positiva desses 25 anos da Rádio Mirante AM, uma jovem que, em 25 anos, é referência, é líder, é a melhor. É primeiro lugar em audiência”, festeja o diretor de Mídias Eletrônicas do Sistema Mirante, Rômulo Barbosa.
Locutores, operadores, técnicos, produtores e repórteres formam a equipe da rádio, que se preocupa em transmitir conteúdo com credibilidade e qualidade pelas ondas do rádio. Para tanto, a empresa vem investindo sistematicamente na melhoria da emissora. “Ano passado, resolvemos investir na Mirante AM. Fizemos tudo novo, de novo: transmissores, estúdios… E investimos porque se manter líder requer manter-se atualizado”, atesta Barbosa.
Homenagem – O slogan A Rádio do Maranhão, usado pela emissora, é uma homenagem ao trabalho de sua equipe, responsável pela qualidade da transmissão e do conteúdo diário. Estes profissionais são reconhecidos tanto pelos profissionais da área quanto pelo mercado local, como uma das melhores equipes do rádio maranhense.
A rádio tem como missão informar, prestar serviços e entreter, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e cidadania de nossa comunidade, valorizando a regionalização e a cultura maranhenses.
Presente em mais de 200 municípios maranhenses, a Mirante AM tem sua programação retransmitida pela Rede Mirante SAT de Rádios, por meio de 31 emissoras afiliadas distribuídas nas principais cidades do Maranhão.
Audiência – Por causa da sua grande abrangência, a Rádio Mirante AM buscou indicadores para medir seu esforço de comunicação e sua posição diante da concorrência. Assim, em 1999, foi firmada uma parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) que mensura os números da rádio.
São mais de 95 mil ouvintes sintonizados na Mirante AM. Para se ter ideia da abrangência da emissora, a segunda colocada, ainda de acordo com a pesquisa Ibope, conta com 70.098 ouvintes; a terceira com 62.338; a quarta com 44.833; e a quinta com 44.119 ouvintes sintonizados.
Na última pesquisa de audiência realizada pelo Ibope, a Mirante AM foi apontada como líder de audiência no segmento, com 35,89% de share de frequência (ou seja, a parcela que cada emissora tem da audiência total da frequência que opera) entre todas as emissoras AM em São Luís.
Também nesta pesquisa, foi apontado o público alcançado pela rádio. 56,25% é feminino e 43,75%, masculino das classes ABC (82,07%), adulto (40-49 anos com 31,95%) com nível de instrução elevado (fundamental completo a superior incompleto com 64,84%) e economicamente ativo (58,38%).
Convergência – Consciente do processo de convergência de mídias, a Mirante AM iniciou, em 2001, sua participação também na internet, pelo site www.miranteam.com. “Estamos inseridos num processo de convergência de mídias que envolve internet, televisão e até o meio impresso. É uma experiência pioneira no Nordeste do Brasil e que vem sendo desenvolvida pela Direção de Mídias Eletrônicas do Sistema Mirante com absoluto sucesso”, avalia Barbosa.
Mesmo com o advento de novas tecnologias o rádio sobreviveu a todas as revoluções dos meios de comunicação desde o século passado. “E vai continuar tendo a sua importância, porque é portável, é rápido, é atual, é companheiro do ouvinte. Chega em regiões inóspitas, onde não tem TV, internet, etc. Isso o torna indispensável”, acredita Barbosa.
E é exatamente por isso que, embora investindo na convergência, a rádio mantém a linha de jornalismo comunitário. “Somos um meio pelo qual a população pode expressar seus anseios e, ao mesmo tempo, se entreter”, observa Barbosa.
Sobre os planos para o futuro, o diretor anuncia: “Já estamos de olho, inclusive, no que virá a ser a AM digital. Com certeza, como sempre, seremos pioneiros nas inovações”.

Jornalismo e entretenimento nas ondas da Mirante AM
Informação e música contribuem para consolidar a grande audiência da emissora, que atualmente conta com o profissionalismo de 36 funcionários.

A Rádio Mirante AM tem em sua grade 20 programas e contabiliza 19 horas de jornalismo, de segunda a sexta-feira, além de ter uma programação diversificada nos fins de semana, com esporte, entretenimento e também muita informação, que é o principal foco do conteúdo veiculado na emissora. Por trás da programação diária, trabalha uma equipe formada por 36 funcionários, distribuídos nos diversos setores da emissora. A programação é iniciada às 5h e, ao longo do dia e parte da noite, os radialistas contemplam os ouvintes com notícias diversas. Das 22h em diante, a programação musical entra no ar, até as 5h.
A rádio completa 25 anos colecionando programas de grande audiência e que sempre contaram com a participação direta do ouvinte. Entre os mais antigos, destacam-se Clube da Saudade, Jornal do Maranhão (hoje Jornal da Mirante), Fontenele é o Esporte, Rádio Mania e Camisa 12. As emissoras da Rede Mirante SAT de rádios estão presentes nas principais cidades do Maranhão. São 31 emissoras afiliadas, distribuídas ao longo do estado, levando informação, utilidade pública, música, esporte e notícia a mais de 200 municípios maranhenses.
As cidades com cobertura da emissora somam uma população de 5.478.005 pessoas. Ouvintes de diferentes cidades maranhenses acordam ao som das vozes dos profissionais que fazem a Mirante AM. Uma delas é do radialista Geraldo Castro, um dos mais antigos da família Mirante AM. Ele tem 40 anos de rádio e, desse total, 24 foram dedicados às ondas da rádio.
A voz de Geraldo Castro é familiar em muitos lares maranhenses. Apresentador dos programas Abrindo o Verbo (de segunda a sexta-feira) e Rádio Mania (sábados), ele conta que se tornou amigo de muitos ouvintes e cita Ari Oliveira como um deles, que conheceu em uma de suas viagens ao município de Cedral. “O Ari ainda é meu ouvinte fiel, assim como muitos outros que me acompanham nesses anos todos”, conta Geraldo, que começou na rádio como repórter de esporte e depois experimentou a fase de comentarista.
Jornalismo – Castro participou do programa O Grande Jornal Mirante, que introduziu a grade de programas jornalísticos na emissora. Eram cinco radialistas com ele. Mais tarde, no entanto, comandaria o programa sozinho. Na década de 1990, ele participou também do programa intitulado Primeira Edição, e com o Abrindo o Verbo deu continuidade ao seu trabalho com o microfone.
Com Abrindo o Verbo, Geraldo Castro contabiliza mais de 20 anos de trabalho ininterruptos. “Tenho orgulho desse programa pelo seu caráter democrático e sem censura. Nem mesmo os diretores gerais da empresa interferem no meu trabalho”, afirma o radialista, que está no ar diariamente das 14h às 18h e aos sábados, das 10h às 12h.
Ao lado de Geraldo Castro, trabalham outros profissionais de referência no rádio maranhense, como Roberto Fernandes (jornalismo) André Martins (jornalismo), Gilson Rodrigues (esporte), José Santos (jornalismo), Glaydson Botelho (jornalismo), Herbert Fontenele (esporte), Domingos Ribeiro (policial), Laércio Costa (esporte), Afonso Diniz (esporte), Talvane Lukatto (arquivo/rádio), Nonato Costa (musical), Mário Carvalho (jornalismo), Marcial Lima (jornalismo) e Tiago Leonor (musical), para citar alguns.
Esporte – O radialista Laércio Costa está no Sistema Mirante há 15 anos e seu primeiro programa na Rádio Mirante AM foi ao ar no dia 25 de junho de 1989: o Bola na Rede, que ele comanda até hoje. Nesse período, Costa chegou também a apresentar o Bate Bola e já comandou programação musical, com o programa Eu, você e o rádio.
Laércio Costa diz que trabalhar na emissora é um privilégio, pois se trata de uma rádio que oferece ótimas condições aos profissionais da área. “Além disso, somos valorizados para podermos exercer a profissão que escolhemos. Trabalhamos em uma empresa que tem um conceito diferenciado, o que nos proporciona status”, destaca.
Programas atuais, como Acorda Maranhão (André Martins), Bate Bola (Gilson Rodrigues), Ponto Final (Roberto Fernandes), Rádio Patrulha (Domingos Ribeiro), Plano Geral (Mário Carvalho), Memórias do Rádio (Talvane Lukatto), Mirante Brega (Nonato Costa) e Domingo Mirante (Marcial Lima) contribuem para manter a audiência da rádio na quase totalidade do Maranhão.

Programação

Segunda a sexta-feira
0h às 5h – Musical
5h às 7h – Acorda Maranhão – André Martins (jornalismo)
7h às 8h – Bate Bola – Gilson Rodrigues (esporte)
8h às 11h – Ponto Final – Roberto Fernandes (jornalismo)
11h às 12h – Jornal da Mirante – José Santos e Glaydson Botelho (jornalismo)
12h às 13h – Fontenele é o Esporte – Herbert Fontenele (esporte)
13h às 14h – Rádio Patrulha – Domingos Ribeiro (policial)
14h às 18h – Abrindo o Verbo – Geraldo Castro (jornalismo)
18h às 19h – Bola na Rede – Laércio Costa (esporte)
19h às 20h – A Voz do Brasil
20h às 22h – Plano geral – Mário Carvalho (jornalismo)
22h às 0h – Show da Noite – Tércio Dominici (musical)
Sábado
0h às 5h – Musical
5h às 7h – Acorda Maranhão – André Martins (jornalismo)
7h às 8h – Bate Bola – Gilson Rodrigues (esporte)
8h às 10h – Ponto Final – Roberto Fernandes (jornalismo)
10h às 12h – Rádio Mania – Geraldo Castro
12h às 13h – Mirante Esporte – Afonso Diniz (esporte)
13h às 14h – Rádio Patrulha – Domingos Ribeiro
14h às 16h – Memórias do Rádio – Talvane Lukatto (arquivo/rádio)
16h às 20h – Futebol
20h às oh – Mirante Brega – Nonato Costa (musical)
Domingo
0h às 5h – Musical
5h às 9h – Clube da Saudade – José Santos (musical)
9h às 12h – Domingo Mirante – Marcial Lima (jornalismo)
12h às 14h – Musical
14h às 16h – Camisa 12 – Tércio Dominici (esporte)
16h às 20h – Futebol
20h às 0h – Fim de Noite – Tiago Leonor (musical)
Novos equipamentos e melhoria na qualidade da transmissão
Investimentos em tecnologia deram uma nova cara à Rádio Mirante AM, o que resultou em maior alcance e melhoria da qualidade técnica.
19/05/2013 
A Rádio Mirante AM deu um grande salto em termos de tecnologia nos últimos anos, melhorando a cada dia a transmissão para continuar líder de informação no rádio maranhense. Em 2012, a equipe do setor de engenharia providenciou a substituição de toda a parte de transmissão, com a colocação de nova torre de 100 metros e transmissor continental de 12 kg, por exemplo.
Além disso, todo o sistema irradiante foi refeito, o que deu uma nova cara ao sistema e mais qualidade ao som das ondas do rádio. Os novos equipamentos entraram em funcionamento em meados do ano passado, e com a chegada dos novos equipamentos o alcance do transmissor, localizado na Vila Embratel, chega a 300 quilômetros.
Segundo o Diretor de Engenharia, Edson Alves Lima, a empresa investiu em infraestrutura e adquiriu, entre os equipamentos, um novo no-break, bem como um sistema atualizado de proteção, com aterramento e outros detalhes que melhoraram a segurança e a transmissão.
O estúdio também foi reformado e ganhou, por exemplo, uma nova mesa de áudio. “Nós também renovamos os equipamentos da central técnica, o que, em conjunto com as outras mudanças, tem possibilitado a melhora da qualidade da rádio”, destacou Edson Alves Lima.
Todo esse processo resultou em mais qualidade e confiabilidade para a rádio, que passou também a atender uma maior área de cobertura. “A consequência disso, sem dúvida, foi o aumento da audiência e da qualidade da transmissão, sentida diretamente pelo ouvinte”, disse Edson Alves.
Infraestrutura – De acordo com Zeca Soares, coordenador de programação e jornalismo, a necessidade de renovar a infraestrutura da rádio impulsionou todas as mudanças para melhor. Ele revelou que chegou um momento em que a rádio precisava melhorar, inclusive a sua transmissão. “A população se acostumou a ouvir a Rádio Mirante pelo profissionalismo de sua equipe e pela qualidade de seus programas. No entanto, era preciso que avançássemos na questão de tecnologia e isto foi maravilhoso quando aconteceu”, frisou Zeca Soares.
Zeca Soares lembra que tudo foi mudado e o estúdio, por exemplo, ganhou uma excelente acústica, o que agradou principalmente aos radialistas que usam o espaço diariamente. “As únicas coisas das quais não nos desfizemos foram os três microfones da marca Neumann, que são equipamentos de excelente qualidade e que já havíamos adquirido há algum tempo. O resto foi tudo trocado”, contou Soares.

Mais

– A Rádio Mirante AM é uma das empresas que compõem o Sistema Mirante, que reúne ainda TV MIrante, Rádio Mirante FM e jornal
O Estado do Maranhão e o Portal Imirante.com;
– A primeira transmissão foi realizada no dia 10 de maio de 1988;
– Presente em grande parte do território maranhense,
a Rádio Mirante AM tem sua programação retransmitida pela Rede Mirante SAT de Rádios;
– Líder de mercado, a rádio valoriza a cultura e se engaja
em projetos que contribuem para o desenvolvimento do Maranhão com a mesma responsabilidade que leva informação e entretenimento a milhares de pessoas;
– São 201 cidades maranhenses que tem a cobertura da Mirante AM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.