O Ministério Público do Maranhão homenageou o centenário do Sampaio Corrêa com uma exposição.
A exposição e a promoção do debate “100 anos do Sampaio Corrêa” ocorreram na 17ª edição da ESMP Literária, no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão, localizado na Rua Osvaldo Cruz, no Centro de São Luís. O evento contou com a presença de membros e servidores do MPMA, representantes do clube e de outras instituições, estudantes, torcedores e pesquisadores, além dos jogadores Luiz Daniel, Joécio, Eloir e Pimentinha.
Organizada pela Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP) e pelo Centro Cultural, as atividades objetivam incentivar a prática desportiva, em particular o futebol, como forma de cidadania e garantia de direitos, conforme preconiza a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Presente ao evento, o presidente Sérgio Frota afirmou que o clube tem uma história vitoriosa, que ultrapassa a esfera do futebol, sendo hoje também referência no basquete feminino e no beach soccer. “No mundo em que vivemos, o esporte é sobretudo inclusão social. Esta homenagem é merecida e é destinada para todos que construíram essa história vitoriosa. Agradeço a todos que fazem o Ministério Público, e reafirmo que é uma satisfação, uma honra estar no comando do meu time de coração há 16 anos. Por isso, vamos continuar trabalhando por novas conquistas”, declarou.
Durante a abertura, o MPMA homenageou o presidente Sérgio Frota com a entrega da Moção de Congratulações pelo Centenário.
A exposição, que está em cartaz no Espaço de Artes Ilzé Cordeiro até o dia 28 de abril, é composta por troféus, uniformes, medalhas, fotografias, reportagens de jornais impressos, além de materiais esportivos como bolas, chuteiras e luvas usadas ao longo da história pela Bolívia Querida.
Há, ainda, objetos e materiais referentes ao time de basquete feminino do Sampaio Corrêa, tricampeão da liga brasileira, além do time também vitorioso de beach soccer.