19/05/2024
Sem categoria

2º SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS SERÁ ABERTO NESTA QUINTA-FEIRA, 26, NA OFICINA ESCOLA

Cerca de 60 obras farão parte do acervo da mostra, contemplando 27 artistas.

A 2ª edição do Salão de Artes Plásticas de São Luís, promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), será aberta hoje, 26 de maio, em cerimônia realizada às 19h, na Oficina Escola (Praia Grande, s/n – em frente ao Terminal de Integração).

O evento foi instituído pela lei nº 4.919 de 17 de janeiro de 2008, cujo objetivo é reconhecer publicamente, através de premiação, os artistas da cidade nas modalidades de pintura, escultura, desenho, gravura, instalação, performance, vídeo e fotografia. Cerca de 60 obras farão parte do acervo da mostra, contemplando 27 artistas.

“O Salão de Artes proporciona ao espectador a possibilidade de interagir diretamente com a obra e com o seu criador. E, a partir deste contato, estimular o indivíduo a perceber a linguagem artística e opinar sobre o universo simbólico das artes”, destaca a Coordenadora Geral do evento, a artista plástica Rosilan Garrido.

O público visitante terá a oportunidade de exercitar o que comumente se denomina de estética da sensibilidade, isto é, a capacidade que o sujeito possui para exercitar a sua autonomia crítica num espaço onde ação e conhecimento são indissociáveis. Deste modo, os artistas participantes irão favorecer o acesso do público ao conhecimento e a cultura.

Para o presidente da Func, Euclides Moreira Neto, “além de cumprir uma lei municipal, o Salão resgata a prática de realizarmos grandes exposições de arte em nossa terra, e dá aos artistas, o espaço que lhes é devido, dando-lhes visibilidade e potencialidade”, enfatiza.

De acordo com o regulamento do Salão, serão escolhidos, entre todos os participantes, seis trabalhos que receberão prêmios no valor bruto de R$ 3.000,00, independente de categoria. Além desse prêmio, o júri também escolherá o melhor trabalho do Salão que receberá um prêmio no valor bruto de R$ 5.000,00.
O 2º Salão de Artes Plásticas de São Luís ficará aberto à visitação pública de 26 de maio a 10 de julho, nos seguintes horários: de segunda à sexta, das 9h às 13h e das 15h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 18h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.