22/02/2024

Dia de devoção e festa para São Pedro nesta quinta (29)

Nesta quinta-feira, dia de São Pedro, além de marcado pelas tradicionais procissões marítima e terrestre em São Luís, tem o amanhecer na Capela ao som do bumba meu boi. A festa de devoção, fé e diversão ocorre durante todo dia, atravessando a noite e conta com a presença de milhares de brincantes e devotos, na tradicional e conhecida festa da Capela, no Largo de São Pedro.

Como manda a tradição há mais de 80 anos, os brincantes de grupos de bumba meu boi começam a chegar no Largo de São Pedro nas primeiras horas da madrugada do dia 29. A caminhada que mistura o sagrado e o profano, atrai milhares de pessoas.

O evento é uma realização da Comunidade de São Pedro, que neste ano está sob nova coordenação, e trouxe a revitalização do Largo de São Pedro, que está com programação cultural desde o dia 20, início do festejo.

A Festa ocorre todos os anos na madrugada do dia 28 para o dia 29 de junho, reunindo milhares de brincantes de bumba meu boi, além de fiéis ao santo. A ladeira e as escadas da Capela de São Pedro tornam-se ponto de encontro dos diversos sotaques do bumba meu boi. Na ladeira, fiéis, devotos e brincantes se misturam em fé, religiosidade e festa.

Joelma Santos, professora de História, frequenta a festa de São Pedro, especialmente na véspera, quando os bois sobem a Capela pra pagar suas promessas, desde o ano de 2009.

“A festa, pra mim, é um momento apoteótico, como é o São Marçal também, uma catarse. É a afirmação da força da cultura popular maranhense, da fé de pessoas que passam o ano, algumas a vida toda, dedicadas a levar sua brincadeira pra rua, e vão ali agradecer e festejar o Santo e as entidades que lhes ajudam, apesar de todas as dificuldades que enfrentam e da falta de políticas de salvaguarda desses grupos”, diz a professora.

FONTE: Patricia Cunha/ O IMPARCIAL