20/04/2024

Prefeito Eduardo Braide entrega maior frota de ônibus escolares da história de São Luís

Nesta terça-feira (1°), o prefeito Eduardo Braide entregou 46 novos ônibus escolares para a rede municipal de ensino da capital. A solenidade, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi realizada na Praça Maria Aragão (Centro), e representa um marco histórico para São Luís, como o maior investimento já feito no transporte de alunos das escolas municipais da cidade.

Os veículos adquiridos por meio de investimentos de mais de R$ 20 milhões, utilizando recursos próprios do Município, refletem o compromisso da gestão municipal em proporcionar melhores condições na logística dos estudantes de São Luís.

A frota adquirida inclui 30 ônibus de grande porte, com capacidade para até 59 estudantes sentados, e mais 16 micro-ônibus, com capacidade para até 29 estudantes sentados. O processo de aquisição dos ônibus teve início em 2022 e todas as etapas necessárias foram concluídas em julho de 2023.  Com o início das aulas e o retorno das férias escolares nesta quarta-feira (2), os veículos já começam a circular conforme as rotas estabelecidas pela Semed, fortalecendo o atendimento aos mais de 11 mil estudantes da Zona Rural de São Luís.

Acessibilidade

Todos os novos ônibus possuem acessibilidade. Essa iniciativa foi especialmente planejada para atender às necessidades dos alunos com deficiência, uma vez que todos os veículos são equipados com plataforma elevatória. Esse recurso torna possível o embarque e desembarque de cadeirantes, facilitando a mobilidade e promovendo a autonomia desses alunos. Além disso, essa medida também contribui para promover uma cultura de respeito e valorização da diversidade dentro das escolas, criando um ambiente acolhedor e inclusivo para todos.

Dentre as escolas da Zona Rural que serão beneficiadas com os novos ônibus, estão a U.E.B. Honório Odorico, localizada no Tajipurú; a U.E.B. Rosa de Saron, no Cajuparí; a U.E.B. Evandro Bessa, no Santa Bárbara; a U.E.B. Proteção de Jesus, no Mato Grosso; a U.E.B. Dilson Ramos Bessa, na Vila Esperança; a U.E.B. Amaral Raposo, em Pedrinhas; a U.E.B. Hortência Pinho, no Coqueiro; a U.E.B. Evandro Bessa, na Estiva; e a U.E.B. Arimatéia Cisne, também localizada na Estiva. Só na Zora Rural, a Semed é responsável pelo atendimento de 53 escolas, contando com um total de 90 rotas/veículos.

Além desses, 46 novos ônibus entregues agora a administração municipal já havia adquirido e entregue, em 2021, outros 14 veículos para fortalecer ainda mais o transporte escolar. Essas medidas demonstram o compromisso da Prefeitura em garantir o acesso à educação de qualidade e aprimorar a infraestrutura educacional da capital.

Também estavam presentes na solenidade, os secretários municipais de Comunicação, Igor Almeida; de Trânsito e Transportes, Diego Rodrigues; o controlador-geral do Município, Sérgio Motta; os subprefeitos do Centro Histórico e da Zona Rural, Maurício Itapary e Dilmar Araújo, respectivamente; a secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho; o 1º promotor de Justiça de Defesa da Educação, Paulo Avelar; além das equipes da educação municipal e agentes de trânsito.