A Diversidade na programação garante grande público ao Festival
A programação do 34° Festival Guarnicê, além de proporcionar entretenimento e debates, começa nesta quinta-feira, 6, bem animada. Às 8h30 tem a Mostra Guarnicezinho voltada para o público infantil. Às 10h da manhã é a vez da Mostra Lume Filmes, com o longa “A garota da fábrica de fósforos”, do diretor Akira Kauriusmaki.
Fazendo justiça ao tema deste ano “Uma aula de cinema”, às 10 horas, no auditório do Centro de Ciências Sociais na UFMA, será proferida a palestra “Documentário, um cinema necessário”, do polêmico cineasta Sílvio Tendler. Documentarista conhecido por abordar em seus trabalhos personalidades marcantes da história política nacional, Sílvio Tendler discutirá o lugar do documentário no contexto da produção audiovisual.
Na sala de vídeo 2, no Centro de Ciências Sociais – CCSo, a Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Amanda Madeira, ministrará a palestra Direito Autoral, na qual será discutida a reformulação do direito autoral no Brasil no atual contexto das produções.
Quem faz o Guarnicê
Um dos profissionais encarregados de manusear os equipamentos técnicos do festival é Luiz Carlos, técnico em projeção e audiovisual de São Paulo. Luiz começou sua carreira na Cinemateca Brasileira (SP) e já gerenciou salas de cinema dos principais festivais do Brasil, como os de Gramado, Paulínia, Fortaleza, Ouro Preto, Mostra Internacional de São Paulo, entre outros.
Esta é a quarta vez em que Luiz Carlos é convidado a colaborar no Festival Guarnicê. Ele manuseia os equipamentos de projeção dos filmes que, em 2011, estão sendo exibidos, a partir de um projetor HD de última tecnologia, que projeta em 15 mil ansilumens, o que garante excelente qualidade de imagem.
O 34º Guarnicê é uma promoção da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão. Tem patrocínio do Banco do Nordeste, Vale e Petrobrás (Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal) e apoio cultural do Foto Sombra, Prefeitura de Barreirinhas, Uimar Jr. Turismo, Restaurante Feijão de Corda e Fundação Sousândrade.