O Grupo Laborarte realizará nesta quinta-feira (27), uma programação especial para o centenário de Dona Teté, uma das figuras mais importantes do folclore maranhense. Dona Teté, conhecida por sua contribuição inestimável para a cultura popular e difusão do cacuriá, será homenageada com uma série de eventos que prometem emocionar e celebrar seu centenário.
A programação incluirá diversas atividades culturais, como apresentações de cacuriá, bumba meu boi, tambor de crioula e outras manifestações que Dona Teté ajudou a perpetuar ao longo dos anos. A programação terá início a partir das 16h30, com uma oficina de cacuriá ministrada pela coreógrafa Luana Reis, no Casarão Laborarte, e seguirá com as demais apresentações e solenidade de homenagem, às 19h, no Largo de Santo Antônio.
O objetivo é que o evento faça parte da programação junina do Estado e fique marcado como uma data de celebrações anuais dessa tradição, mantendo viva a herança cultural e preservando a identidade dessa manifestação.
Homenagens
As homenagens seguem com vários projetos propostos pelo Grupo Laborarte, como a produção de um documentário sobre a vida de Teté. Intitulado “Pricisa, Teté: Cem anos de baile no salão da baronesa!”, o documentário traz, por meio de imagens de arquivo, músicas gravadas e depoimentos de amigos e familiares, um pouco da história e do nascimento do espetáculo idealizado por Nelson Brito, “Cacuriá de Dona Teté”, que se tornou referência em todo o Brasil.
Outra proposta que está em trâmite é o projeto de lei que busca instituir o dia 27 de junho, aniversário de Teté, como Dia Estadual do Cacuriá. O projeto também inclui o desenvolvimento de atividades e oficinas para esta data, a serem desenvolvidos pelas entidades artísticas e culturais da sociedade civil, visando à preservação do legado cultural de Almerice da Silva Santos sobre a cultura popular no Maranhão