24/02/2024
Sem categoria

3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA NESTA SEXTA (06) E SÁBADO (07), EM SÃO LUÍS

O ESTADO DO MARANHÃO – Alternativo06/10/2011 – 00h00


Cultura em busca de expansão

Com o tema Cultura, Diversidade, Democracia e Desenvolvimento, acontece hoje e amanhã, na Associação Comercial do Maranhão (Praça Benedito Leite, Centro) a 3ª Conferência Municipal de Cultura. O evento reunirá o Fórum Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura (Func), além da classe artística local.

O evento discutirá e proporá encaminhamentos para a efetivação do Sistema de Cultura de São Luís, a partir da realidade municipal nos seus aspectos da memória, da produção, da gestão, da participação social e da plena cidadania.

Como nos dois últimos anos, durante a realização da conferência serão feitas mesas de discussões que visam melhorar as políticas de cultura da capital, bem como garantir a democracia nas decisões e na devida aplicação dos recursos públicos. De acordo com a programação, ocorrerá hoje, pela manhã e à tarde, mesas de trabalho que discutirão temas como Fundo Municipal de Cultura e a formação de uma comissão que conduzirá as eleições da nova diretoria para o Conselho Municipal de Cultura.

No último dia do evento, será apresentado um painel sobre os planos municipal e nacional de cultura. “A relevância da conferência é destacar a importância do vínculo entre sociedade civil e poder público trabalhando juntos”, destaca a integrante da comissão organizadora do evento, Graça Sousa.

Conselho – O Conselho Municipal de Cultura é um órgão vinculado à Func e tem entre as suas responsabilidades gerir e administrar os recursos do Fundo Municipal de Cultura, analisando a viabilidade orçamentária para aplicação desses recursos.

O conselho é composto, de forma paritária, por cinco representantes da sociedade civil e cinco do poder público, com mandato de dois anos não prorrogável. Os nomes que compõem o conselho foram escolhidos na 2ª Conferência Municipal de Cultura, ocorrida no período de 28 a 30 de outubro de 2009. “No entanto, só fomos empossados em março de 2010 e nosso mandato é de dois anos. Esse é um dos motivos pelos quais não poderá haver eleição durante a conferência”, ressalta José de Ribamar Moraes, representante do segmento artes visuais. Além dele, integram o conselho Josias Silva Sobrinho (música), Natividade Cristina Costa Mendes (Cultura Popular), Roberto de Jesus Medeiros Câmara (museu) e Itevaldo Ribamar Soares Costa Junior (literatura), representantes da sociedade civil.

Já os titulares do poder público são Euclides Moreira Neto (Func), José Mário Bittencourt Araújo (Secretaria Municipal de Fazenda), Maria do Amparo Araújo Melo (Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico), Liviomar Macatrão Pires Costa (Secretaria Municipal de Turismo) e José Aquiles de Sousa Andrade (Fundação Municipal de Patrimônio Histórico).

José de Ribamar Moraes explica que a Conferência servirá para eleger uma comissão que será a responsável pela condução das eleições, ainda sem data marcada. “Dessa forma, haverá um tempo maior para organizar o processo tornando-o mais democrático e aberto a todos os segmentos que, muitas vezes, não têm muitos representantes durante a conferência”, diz Moraes.

Serviço

• O quê

Conferência Municipal de Cultura

• Quando

Hoje e amanhã

• Onde

Associação Comercial (Praça Bendito Leite, Centro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.