21/05/2024

50 anos do Laborarte

O Laboratório de Expressões Artísticas – LABORARTE completa 50 anos de ações artísticas e culturais, produzindo nas áreas de teatro, dança, música, capoeira, artes plásticas, fotografia e literatura. O evento de comemoração, que conta com uma vasta programação, acontece nos dias 11 e 12 de Outubro. A programação se estenderá, também para os dias 15, 16, 22 e 23 de Outubro.

Laborarte
O grupo foi fundado em 11 de outubro de 1972 e está sediado num casarão colonial no centro da cidade de São Luís e teve atuação na organização de movimentos nacionais e locais. Desde 1986 realiza estudos sobre a cultura popular e sobre as festas populares de São Luís, carnaval, festejos juninos e festas natalinas, e criou um calendário de eventos e espetáculos que acontecem durante todo o ano como forma de manutenção, como o “Carnaval de 2ª”, “Rompendo Aleluia”, “Largo de Santo Antônio”, “Sarau de Bailados” e a “Caravana Laborarte” são resultados deste momento.

Também são realizadas, no Laborarte, oficinas de tambor de crioula, cacuriá, percussão, teatro, dança popular, contação de estórias e oficinas de formação de caixeiras do divino. O grupo também desenvolve trabalhos nas áreas sociais levando os saberes e tradições populares para jovens e adolescentes a exemplo do projeto “Diálogos Culturais” em parceria com o Itaú Social e o projeto “Vida e Arte” em parceria com a SEMCAS. Mantém em atividade permanente a Escola de Capoeira Angola do Laborarte”, criada em 1985, que realizou vários eventos de divulgação e difusão da capoeira no Maranhão, com oficinas, palestras e presença de mestres de outros Estados.
Cacuriá de Dona Teté, Show de Rosa Reis, Show de Camila Reis, Casimiro Côco em Lendas Emaranhadas, Contação de Estórias são alguns dos espetáculos produzidos atualmente pelo grupo.
Histórico
1997- O Laborarte criou um selo de gravação de discos independentes.
2002- Realizou o Festival Internacional de Música de São Luís em 2002 reunindo grandes nomes da música nacional e internacional na comemoração do 390º aniversário da cidade de SãoLuís.
2007- Passou a ser Ponto do Cultura através de Convênio com o Ministério da Cultura.
2007- Caravana Laborarte participou do Fórum Social
Mundial
2009- Participou do aniversário da Fundação Palmares em 2009.
*É produtor fonográfico dos cd´s do Cacuriá de Dona Teté, da cantora Rosa Reis, do 1 º cd doTambor de Crioula de mestre Felipe, cd Te gruda no meu Fofão e da coletânea Rumos Musicais do Itaú Cultural.
*Com a Caravana Laborarte fez um intercâmbio cultural com o grupo Afroreggae, grupo Moitará, grupo Três Marias, Jongo da Serrinha e com a Velha Guarda do Império Serrano.

Produções de 2010 a 2019
2010 – Projeto Concertos Didáticos em Escolas Públicas
2010 – Projeto Brasilidades no Rio de Janeiro
2010 – Projeto Cine Laborarte
2012 – Teatro de bonecos Casemiro Coco em Lendas Emaranhadas, foi premiado no 2º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras.
2013 – Contemplado no Prêmio Klauss Viana – Circulação Norte com o espetáculo Cacuriá de Dona Teté.
2014 – Contemplado no 3º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro Brasileiras, com o CD “Serra do Mar” do Cacuriá de Dona Teté.
2016 – Circulação com o Cacuriá de Dona Teté, Prêmio Klauss Viana – Funarte
2018 – Projeto Diálogos Culturais com jovens e adolescentes;
2018 – Projeto Circuladô de Encantos nas cidades de Alcântara, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Axixa, Morros e São Luís;
2019 – Projeto Diálogos Culturais com jovens e adolescentes;
2019 – Projeto Circuladô de Encantos nas cidades de Caxias, Codó, Santa Inês, Pindaré, Barreirinhas e Paulino Neves
2019 – Projeto Vida e Arte em parceria com a SEMCAS e o CIT;
2022- Projeto Arte da Nossa Gente em parceria com a Prefeitura Municipal de São Luís.

Programação dos 50 anos

11 DE OUTUBRO
Programação para Convidados
Local: Casarão Laborarte – 19h
Abertura “EXPOSIÇÃO – LABORARTE 50 ANOS”
Intervenções Culturais com Caixeiras do Divino, Regina Teles e Rosa Reis
Depoimentos “Movimento Laborarte” com Tácito Borralho, João Ewerton e Imira Brito
DJ Vanessa Serra

12 DE OUTUBRO
“EXPOSIÇÃO – LABORARTE 50 ANOS”

Local: Casarão Laborarte- Até 30 de outubro

FOTOGRAFIAS de Edgar Rocha, Jezus Perez, Murilo Santos, Márcio Vasconcelos, Marcone Pinheiro, Marcos Gatinho, Mobi (in memorian) e Paulo Socha,
ARTES PLÁSTICAS – obras de Ciro Falcão(in memorian), Dalton Costa, Fernando Mendonça, João Ewerton, Fernando Mendonça, Miguel Veiga, Telma Lopes e Wagner Alhadef (in memorian).

“FESTA LABORARTIANA”
Local: Rua Jansen Muller

16h- Feirinha, Roda de Capoeira do Laborarte, Teatro de Bonecos – “Casimiro Côco em Lendas Emaranhadas” e Tambor de Crioula do Laborarte.
20h- Show Coletivo com Josias Sobrinho, Sérgio Habibe, César Teixeira, Itaércio Rocha, Saci Teleleu, Chico Nô, Joãozinho Ribeiro e Zezé Alves.
Cordel com Moizes Nobre
Cacuriá de Dona Teté
Show de Camila Reis e Rosa Reis
15, 16, 22 e 23 DE OUTUBRO
Local: Sala Cecílio Sá – Laborarte
18 h Show de Itaércio Rocha – “Encantaria de Amor”

O quê: 50 anos do Laborarte
Onde: Casarão Laborarte- Rua Jansen Muller- Centro
Dias: 11 e 12 de outubro- Se estenderá, também, para os dias 15,16,22 e 23 de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.