20/01/2026

Série de entrevistas abordará aspectos sobre São Luís

 

Para comemorar os 408 anos de São Luís, uma série de entrevistas terá início amanhã (5) abordando diversos aspectos da história e da cultura da capital

Caderno Alternativo – JEMA- 04.09.20 

São Luís comemora o aniversário de sua fundação na próxima terça-feira, 8 de setembro e para marcar a data será realizada uma série de entrevistas sobre aspectos bastante característicos da capital maranhense. O evento denominado “Semana de Entrevistas: São Luís 408 anos” será constituído por sete conversas virtuais com personalidades locais que pesquisam e estudam frequente questões pitorescas e relevantes da nossa cidade, como a história, a arquitetura, o desenvolvimento urbano, a música, a literatura e o centro histórico ludovicense.

As entrevistas serão realizadas a partir de amanhã, e se estenderão diariamente até o dia 11, sexta-feira, sempre no mesmo horário de 20h, e poderão ser acompanhadas ao vivo no perfil do Instagram da Associação Maranhense dos Escritores Independentes (AMEI) no endereço: @ameimais.

A ideia da rodada de conversas foi de Eden Jr., economista e relações públicas, um apaixonado pela cidade e em especial pelo centro, antigas habitações e costumes de São Luís, e que, eventualmente, realiza entrevistas nas redes sociais. Eden Jr. afirma que “oito de setembro é um ritual, um dia que eu me preparo para curtir São Luís. Nunca viajo na data, e invariavelmente vou ao centro e percorro a cidade para resgatar e reafirmar a sua magia.

Entretanto, sempre percebi que as comemorações do aniversário da cidade deixam de lado as suas maiores riquezas, que são a nossa história, cultura, tradições, músicas, poesias e o jeito ludovicense de ser. Dessa forma, tentei fazer, desde o ano passado, algo para comemorar de forma genuína o aniversário da cidade, mas acabou não sendo possível. Este ano, com a pandemia e a possibilidade das entrevistas virtuais, convidei figuras notórias da ilha para conversar sobre assuntos que estão obrigatoriamente associados com a nossa história. E mais: quem estiver assistindo também poderá mandar perguntas para participar dos diálogos”, diz.

José Viegas, presidente da Amei, instituição que reconhecidamente vem sendo nos últimos anos importante promotora das letras e da cultura ludovicense, fala como percebe a semana de entrevistas. “A Amei sempre apoia iniciativas que tenham como proposito valorizar e enaltecer a cultura de São Luís. E assim que nos foi apresentado o projeto desse conjunto de entrevistas, que versará sobre assuntos peculiares da cidade em seu aniversário, prontamente nos predispomos a valorizar a ação e apoiá-la, dentro das nossas possibilidades.”

Programação

Sábado

“Expansão urbana de São Luís no Século XX” – Entrevistado: José Antônio Viana Lopes (Arquiteto Urbanista e Professor do Centro Universitário UNDB) -, 5 setembro, 20hs;

Domingo

“São Luís: Atenas brasileira” – Entrevistado: José Neres (Membro da Academia Maranhense de Letras e Professor)

Segunda

“Praia Grande: ascensão e declínio” – Entrevistado: Carlos Gaspar (Presidente da Academia Maranhense de Letras e Empresário)

Terça

“Fundação da cidade de São Luís” – Entrevistado: Antonio Noberto (Membro da Academia Ludovicense de Letras, Historiador, Turismólogo e Escritor)

Quarta

“A música e São Luís” – Entrevistado: Félix Alberto (Membro da Academia Maranhense de Letras, Jornalista, Poeta e Compositor)

quinta

“São Luís: Bondes e fábricas” – Entrevistado: Diogo Guagliardo (Historiador, Professor e Advogado)

Sexta

“Reabilitação do Centro Histórico de São Luís” – Entrevistado: Luís Phelipe Andrés (Membro da Academia Maranhense de Letras, Engenheiro e Professor)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.