O governador Flávio Dino anunciou a proibição de festas e eventos de qualquer natureza a partir de 5 de março até 14 de março em todo o Maranhão. Aulas presenciais em escolas e faculdades também estão proibidas. O comércio funcionará entre 9h e 21h nos municípios da Ilha de São Luís.
O governador informou que as medidas podem ser alteradas, caso os índices de infectados e mortes melhorem nos próximos dias.
Ele ainda destacou que um edital será lançado para contemplar 1000 artistas com o valor de R$1500 em decorrência da proibição de festas.
O serviço público será suspenso também entre o período de 5 a 14 de março.
Vacinas
Flavio Dino informou que o Maranhão já recebeu mais de 400 mil doses da vacina, mas só aplicou pouco mais de 200 mil, portanto agora só vão receber novas doses, aqueles municípios que aplicarem ao menos 60% das doses ja recebidas.
Resumo das medidas apresentadas pelo Governador Flávio Dino.
Período: 5 a 14 de março.
– Suspensão absoluta de festas, shows, eventos.
– Estabelecimentos comerciais na ilha de São Luís só podem abrir às 9h e deverão fechar às 21h. Exceções setoriais requeridas junto à Seinc.
– Ampliação de frota de ônibus administrados pelo Governo do Estado.
– Escolas e Universidades com aulas presenciais suspensas. Municipais, estaduais e privados.
– Serviço público estadual com atividade presencial suspensa. Exceção para serviços essenciais. Grupos de maior risco serão afastados, inclusive no serviço privado.
– Edital para artistas com 1000 vagas.
– Fiscalização: pleito das entidades empresariais para fiscalização mais rigorosa.
Extra: municípios só irão receber novas doses se comprovarem 60% das recebidas já aplicadas.

