Pela primeira vez na história, a Universidade Federal do Maranhão vai conceder, nessa quinta-feira, 17, às 18 horas, no auditório central da Universidade, com transmissão ao vivo pelo Canal Institucional no YouTube, a honraria Mérito Cultural.
Nesta edição, serão homenageadas 20 personalidades por suas notórias contribuições à cultura no estado em diversos segmentos culturais, como literatura, música, teatro, artes plásticas e cultura popular. “O mérito cultural é uma iniciativa pioneira da UFMA para reconhecer pessoas, ligadas à Universidade ou não, que contribuem efetivamente para o fortalecimento da arte, da cultura e do conhecimento no Estado do Maranhão”, afirma o vice-reitor e diretor de comunicação da UFMA, Marcos Fábio.
A honraria é concedida a personalidades nacionais ou estrangeiras que se destacam por relevantes atividades ou trabalhos prestados ao desenvolvimento da cultura em qualquer das suas áreas. Está previsto no Estatuto da UFMA relativo ao título ‘Das Dignidades Universitárias’.
A condecoração será concedida a Pureza Lopes Loiola, Luis Russo, João da Cruz Atena, Antônio Trajano, Deusamar Rocha dos Santos, Isaura Silva, Marlene Barros, Maria Michol Pinho de Carvalho, Jandir Gonçalves, Antonio Francisco de Sales Padilha, Fernando Mouchereck, Mario Cella, Dileuza Diniz Rodrigues (Dilla), Américo Azevedo Neto, Zelinda Lima, José Neres, Kátia Bogéa e Nerine Lobão Coelho.
“Em um estado de forte tradição cultural como o Maranhão, é difícil premiar vinte nomes apenas, quando muitos são merecedores dessa honraria. No entanto a UFMA se congratula com esses agora indicados, por reunirem todos os requisitos que os fazem grandes representantes da cultura maranhense. A história por todos construída é digna do nosso reconhecimento e aplausos”, diz o reitor Natalino Salgado.
Alguns desses homenageados terão um pouco da sua história e trajetória apresentadas durante o programa Faixa Nobre, especial Mérito Cultural, que vai ao ar desde hoje, 13, até a sexta-feira, 17, sempre às 20h30, na TV UFMA — o seu canal de ideias. Sintonize na TV UFMA no canal aberto 16.1 digital, na NET/Claro, canal 17, SKY, canal 316 e TVN, canal 16. Acesse também o novo site da TV UFMA.

