A Biblioteca José Sarney, equipamento cultural vinculado à Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realiza até o dia 28 de agosto a Semana do Folclore Brasileiro. O evento é voltado para estudantes do ensino fundamental da rede pública, proporcionando uma imersão nas tradições culturais do Brasil e do Maranhão.
A programação, que começou no dia 19 de agosto, inclui uma série de atividades educativas e culturais. Entre elas, a apresentação das principais lendas do folclore brasileiro e maranhense, contação de histórias, oficinas de arte, brincadeiras, músicas e jogos pedagógicos. Um dos destaques da Semana será o lançamento, no dia 28, do projeto de leitura “Lendas de São Luís“, uma homenagem aos 412 anos da capital maranhense. O projeto terá sua culminância em setembro, como parte das celebrações pelo aniversário da cidade.
Segundo a diretora da biblioteca, Rita Oliveira, a iniciativa visa fortalecer as identidades regionais e culturais dos estudantes. “É através do folclore que se estabelecem as relações de identidades regionais. No nosso estado, no Brasil e no mundo, as tradições folclóricas reforçam os traços culturais de cada região. Por isso, é muito importante realizarmos essas atividades com nossos estudantes”, ressaltou.
A Semana do Folclore tem recebido a participação de alunos das escolas do entorno da biblioteca, localizada no bairro de Fátima, que foram previamente agendadas. Nesta terça e quarta-feira, a biblioteca recebe os alunos da UEB Rosário Nina. Já passaram pelo participaram das atividades os alunos das escolas Araripina e São Sebastião.
A iniciativa não apenas promove o folclore, mas também oferece aos jovens uma oportunidade de se reconectar com suas raízes culturais, em um ambiente de aprendizagem lúdico e envolvente.
O quê: Semana do Folclore Brasileiro na Biblioteca Municipal José Sarney
Data: 27 (14h às 18h) e 28 (9h às 12h)
Local: rua do Correio, 363-593, bairro de Fatima.
Sugestão de entrevista: Rita Oliveira – diretora da Biblioteca