20/01/2026

Atendimento especializado no Núcleo de Hepatologia da Policlínica Diamante

Na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Policlínica do Diamante é referência no atendimento a pacientes com hepatites virais e tratamento integral à condição. O Núcleo de Hepatologia da instituição dispõe dos serviços de consulta com hepatologista, diagnóstico laboratorial e por imagem com fibroscan, além de farmácia especializada na dispensação de medicamentos exclusivos aos pacientes de hepatite.

Somente no último ano, Policlínica Diamante realizou 4.242 atendimentos entre exames e consultas em hepatologia. Atualmente possui 193 pacientes cadastrados em sua farmácia, que recebem mensalmente a mediação para controle da Hepatite B.

Segundo a diretora-geral da Policlínica Diamante, Gisele Marques, o atendimento integral ao paciente é o grande diferencial do serviço ofertado pela instituição. “Aqui o paciente tem à sua disposição todas as fases de atendimento, tendo consulta com um especialista, exames laboratoriais e de imagem para conclusão do diagnóstico, bem como a farmácia de hepatites, especializada na gestão das medicações específicas. Isso facilita a adesão do paciente, que já sai com sua medicação e todas as orientações para uso”, disse.

A Policlínica Diamante é a única a ofertar, na rede pública estadual, a elastografia por fibroscan. O moderno exame, fundamental para o estadiamento das complicações causadas ao fígado, possibilita diagnóstico preciso, além de facilitar a escolha mais precisa do tipo de medicação. A unidade é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

“A elastografia nos permite avaliar com precisão o fígado do paciente, evitando ou adiando a necessidade de realização de uma biópsia. Além disso, o exame permite avaliar, junto com outros testes, os resultados alcançados na contenção ou cura da doença”, explicou a hepatologista Débora Abreu.

Paciente de Hepatite B em tratamento há quatro anos, o pescador aposentado Francisco das Chagas Souza avalia positivamente o atendimento recebido na Policlínica. “Melhorei muito de saúde desde que cheguei aqui. Sou bem recebido por todos, muito bem tratado. Todo mês passo aqui para pegar o remédio e de 6 em 6 meses volto na médica. Graças a Deus está tudo bem”, relatou.

As consultas de hepatologia na Policlínica Diamante acontecem às segundas e quartas-feiras no período da tarde e às quintas-feiras pela manhã. Já o exame de elastografia é realizado às segundas e sextas-feiras pela manhã. O agendamento é feito de modo presencial ou pelo Disque Saúde pelo número (98) 3190-9091.

Hepatite

Hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas, além de causadas por alguns tipos de vírus. Hepatites podem ser silenciosas, nem sempre apresentando sintomas, mas, quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Existem cinco tipos de hepatites virais. As vacinas contra as hepatites A e B são a principal medida de prevenção. Para a hepatite C existem os antivirais, disponibilizados pela rede pública e que tem taxa de cura superior a 90%, Já para o Tipo B o tratamento é permanente.

Diagnosticar a hepatite precocemente é a melhor forma de obter maiores chances de eficácia com o tratamento. Por isso, a importância de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina, além de realizar testes rápidos disponíveis em campanhas ou nos Centros de Testagem e Acompanhamento (CTAs).