20/01/2026
Sem categoria

Audiência na Câmara debate a importância das câmaras municipais na reforma política

A reforma política prevista em Projeto de Emenda Constitucional que tramita na Câmara Federal foi debatida, nesta segunda-feira (6), pelos vereadores de São Luís, no plenário do Legislativo Municipal. De iniciativa do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), a audiência pública reuniu grande público, dentre políticos e membros da sociedade civil, visando fazer abordagem sobre o papel da Câmara Municipal no processo de tramitação da reforma.

Ao justificar o evento, que teve como tema “A importância da Reforma Política para o Brasil e a participação das Câmaras Municipais”, Ivaldo fez uma explanação do que vê como reforma política e declarou ser favorável a ela. “É preciso que a população participe desse debate. Se a sociedade está na rua é porque está cansada deste modelo ridículo de fazer política no Brasil. Nosso país precisa de reforma urgente”, frisou, acrescentando ser contra o financiamento privado de campanha.


Já o deputado federal Pedro Fernandes (PTB), durante sua exposição, lembrou vários fatores que hoje motivam ainda mais a reforma política. “Não dá pra comparar o Brasil que até com 470 anos da descoberta tinha apenas 90 milhões de habitantes. Hoje, 45 anos depois, o Brasil aumentou sua população em 120 milhões de pessoas. Nosso país hoje tem 212 milhões de habitantes. O certo mesmo é fazer uma reforma porque a população aumentou e o Estado brasileiro não é capaz de acompanhar o crescimento”, frisou. Ele ressaltou que esta reforma não significa que as políticas sociais vão melhorar.

Por sua vez, o presidente da OAB –MA, Mário Macieira, declarou concordar em alguns aspectos da reforma, mas acha que muita coisa deve ser mudada. “Sou a favor do fim da reeleição e a Ordem dos Advogados do Brasil defende a realização de eleições de dois em dois anos. Assim o eleitor tem tempo para avaliar um candidato. Sou contra o mandato tampão e a favor de que devemos acabar com os suplentes de senador. Quem deve assumir, em caso de licença ou falecimento, será o terceiro ou quarto colocado no pleito. É inadmissível um suplente assumir o cargo sem ser votado”, opinou o presidente da OAB-MA.

Durante o evento, 18 vereadores estiveram presentes, entre eles: Bárbara Soeiro (PMN), Estevão Aragão (SDD), Sebastião Albuquerque (DEM), Edmilson Jansen (PTC), Baliseu Barros (PSDC), Josué Pinheiro (PSDC), Gutemberg Araújo (PSDB), Professor Lisboa (PCdoB), Rose Sales (PCdoB), Pereirinha (PSL), Chico Carvalho (PSL), Beto Castro (PROS), Marquinhos (PRB), Manoel Rêgo (PTdoB), Barbosa Lages (PDT), Pedro Lucas (PTB), Osmar Filho (PSB), Eidimar (PSDB) e Ivaldo Rodrigues (PDT).

A audiência foi presidida pelo vereador Chico Carvalho, seguido de Josué Pinheiro, Pedro Lucas e Ivaldo Rodrigues. Representou o prefeito no evento o secretário de Assuntos Parlamentares, Severino Sales, e o Ministério Público do Maranhão, o promotor Emanoel José Peres Neto Guterres Souza.
Redação: João Filho e Cícero da Hora
Parceria entre vereador e comunidade
garante reforma de escola na Vila Embratel


Resultado de uma parceria feita entre o vereador Edimilson Jansen (PTC) e lideranças da comunidade da Vila Embratel, acaba de ser completamente reformada e entregue aos moradores a Escola Comunitária Nossa Senhora da Conceição.  A reinauguração da escola ainda não está com data marcada, mas a diretora Maria Amélia faz a previsão para até o final do mês de maio. A unidade escolar tem vinte anos de funcionamento e atualmente atende a duzentos alunos oferecendo educação infantil de boa qualidade.
“Elevamos o nível da educação em nossa cidade, mas como vereador estou sempre colaborando com as comunidades e com os nossos professores”, disse Edimilson Jansen ao fazer comentário sobre a ação do poder público no setor educacional. Acerca da iniciativa de parceria o vereador afirma que “hoje me sinto na obrigação de contribuir com essas crianças, já que eles estão recebendo o merecido respeito, numa cão destinada a garantir o futuro digno das futuras gerações”.
A reforma naquela escola comunitária passou por um processo de adequação em suas instalações, contando com a renovação dos sistemas elétrico e hidráulico, além da construção de novos banheiros, troca do telhado entre outras intervenções. “Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que esta é uma unidade escolar totalmente recuperada, sendo uma conquista da comunidade”, finalizou Edimilson Jansen.
Redação: Mauro Garcia/Alteré Bernardino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.