20/01/2026

Mergulho na cosmogonia de Thiago

O reencontro do artista visual Thiago Martins de Melo com São Luís vai além de sua primeira exposição individual, que inaugura dia 12, no Convento das Mercês, reunindo algumas das obras mais emblemáticas de duas décadas de trajetória de um dos nomes mais proeminentes da arte contemporânea brasileira.

O projeto da mostra Cosmogonia Colérica conta com um ciclo de oficinas e uma delas será ministrada pelo artista.

Na tarde de 8 de agosto, os inscritos terão oportunidade de conversar com ele sobre como, em seu trabalho, a pintura é ferramenta de expressão visual, conceitual e narrativa, além de ser um canal para compartilhamento de pensamento crítico.

Expografia e curadoria são temas de outras duas oficinas, ministradas respectivamente pelo arquiteto Alberto Rheigantz e pelo curador de Cosmogonia Colérica, Germano Dushá.

Todas as atividades são gratuitas e as informações podem ser obtidas no Chão SLZ.

Tela da coleção Cosmogonia Colérica, de Thiago Martins de Melo: a Rebis mestiça coroa a escadaria dos mártires indigentes
Tela da coleção Cosmogonia Colérica, de Thiago Martins de Melo: a Rebis mestiça coroa a escadaria dos mártires indigentes

Mergulho na cosmogonia de Thiago…2

Artista visual e mestre em Psicologia, o artista maranhense Thiago Martins de Melo trabalha com pintura, escultura, instalação e animação em stop motion.

Sua linguagem visual conjuga diferentes meios em composições visualmente densas e com ênfase na materialidade da pintura.

Valendo-se da pintura como ponto de partida, suas telas ou objetos –normalmente de grandes dimensões – narram batalhas, ritos sincréticos e epifanias, aproximando-se do gênero da pintura histórica e da colagem.

Transitando entre técnicas expressionistas e realistas, os trabalhos de Thiago Martins de Melo incorporam volume, objetos de combate, produtos de circulação em massa e imagens em movimento.

O artista, que é filho de outro artista – o pernambucano Rogério Martins,  criado no Maranhão e que fez suas primeiras exposições com o apoio deste Repórter PH –, compõe um esquema meta-narrativo nos quais são retratados episódios de lutas anticoloniais com referências à indústria cultural e à história da arte.