Nesta terça-feira, 4, o curso de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realiza a IV edição do evento “De Grão em Grão: a construção do turismo de base comunitária no Maranhão”, que, neste ano, traz como tema “Trilha, Trabalho e Transformação”. A programação começa a partir das 8 horas, no prédio da Fábrica Santa Amélia, e contará com painel, oficina e uma vivência prática em trilha, reunindo comunidade acadêmica, especialistas e comunidade local.
Coordenado pela professora Mônica de Nazaré Ferreira, o encontro tem como proposta discutir o papel das trilhas ecológicas como instrumentos de fortalecimento do turismo de base comunitária, valorizando saberes locais e práticas sustentáveis. Segundo a docente, a experiência promete ser transformadora. “Nossa expectativa é grande devido a importância de se fazer uma trilha para a saúde física e mental, aprender sobre novas culturas e sentir de perto a biodiversidade que encontramos pelos caminhos”.
Durante a programação será realizado o painel “Rede Trilhas e Experiências de Sinalização Turística nos Lençóis Maranhenses”, um momento dedicado à troca de experiências sobre os desafios de gestão e sinalização no Maranhão. A partir das 10h30, será realizada a primeira parte da oficina “Sinalização Turística em Trilhas”, que abordará as técnicas e normas de orientação. No período da tarde, das 14h às 18h, a atividade continua com a segunda etapa, em campo, na Trilha da Praia da Guia, situada na zona rural de São Luís. A concentração será no Recanto da Guia (Travessa Julieta Ramos), na Vila Nova.
Os participantes poderão aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos durante a oficina, sob a tutoria dos especialistas. A atividade também busca promover a consciência ambiental e valorizar as comunidades que vivem no entorno das áreas naturais.
O evento é aberto aos discentes e docentes de turismo, técnicos, guias de turismo, servidores públicos e a comunidade em geral. Mais informações podem ser acessadas no Instagram do Núcleo de Pesquisa e documentação em Turismo (NPDTUR).
Em mais uma edição, o evento consolida-se como um momento de diálogo e construção coletiva, que busca promover ações que respeitem o meio ambiente, fortalecendo os laços com a sociedade e incentivando práticas sustentáveis.

