21/01/2026
Sem categoria

Bloco Tradicional ‘OS FERAS’ da a largada para o caranaval 2014, neste domingo na Madre Deus


CADERNO ALTERNATIVO em 04.01.2013
O Bloco Tradicional Os Feras faz amanhã seu primeiro cortejo carnavalesco de 2014. O grupo, que tem sede no Centro de São Luís, desfila pelas ruas históricas da capital maranhense com concentração a partir das 16h, na Madre Deus.
A saída será da Rua Três, Madre Deus, da casa de dona Chicotinha, localizada ao lado da sede de outro grupo carnavalesco famoso em São Luís, os Fuzileiros da Fuzarca. A seguir, o cortejo segue pelo Largo do Caroçudo, Beco do Gavião, Rua São Pantaleão, Rua Santiago, Rua do Passeio e termina com festa na Praça da Saudade.
Esta será a largada para o Carnaval de 2014, quando a agremiação fará os tambores rufarem na batida cadenciada de um dos ritmos mais característicos do Carnaval de São Luís. Para este ano, Os Feras levará à Passarela do Samba o tema O Amor dos Feras sobre as águas de Veneza, sugestão do carnavalesco Guilherme Mendes, com letra e melodia de Wallace Godinho e Renato Dionísio, com interpretação de Johta Junior, Sílvio Freitas e Godinho.
O carnavalesco e artista plástico Wendel Rodrigues assina a criação da fantasia e os trabalhos de confecção ficarão por conta do ateliê do carnavalesco Pedro Padilha que também assina os adereços de cabeça da agremiação.
Os Feras este ano chega com 120 componentes entre adultos e crianças e lançará, ainda este mês um CD de coletâneas intitulado Os Feras São Luís 401 anos. “São músicas que marcaram a trajetória do bloco que este ano festeja 17 anos de fundação e que são sucessos no Carnaval de São Luís”, diz o presidente do bloco, Paulo Salaia.
Na Folia de Momo de 2014 o bloco será o último a desfilar. “Esta ordem foi estabelecida por sorteio e acatada pela Fundação Municipal de Cultura(Func), que promove o desfile”, salienta Paulo Salaia.
No ano passado, por conta da não realização do Carnaval de passarela, que tem caráter competitivo, o bloco vem disposto a brigar pelo título de campeão. Paulo Salaia diz que as expectativas para o Carnaval deste ano são muito boas. “Tivemos uma série de reunião com a Func, que nos sinalizou mudanças positivas no concurso. Este ano os blocos devem se inscrever no edital, bem como estar em situação jurídica regular e ter um numero mínimo de componentes para que possa desfilar, por exemplo. Isto é muito bom”, aprova Salaia.
Pré-temporada – De acordo com o presidente de Os Feras, a manifestação está preparada para a pré-temporada carnavalesca. “Nossa agenda de pré-Carnaval está praticamente fechada, vamos percorrer bairros de São Luís e fazer uma linda festa”, diz o presidente.
Após este primeiro grito de Carnaval, o bloco se apresentará no dia 10 no Bairro de Fátima, na sede do Bloco Tradicional Os Magnatas, e no dia 12 na sede da escola de samba Favela do Samba, no Sacavém.
O Bloco Tradicional Os Feras nasceu no bairro São Pantaleão, em outubro de 1996, da inspiração de amantes da Folia de Momo que desde cedo convivem com retintas, marcações, contratempos, cabaças e agogôs.
Em sua trajetória, a agremiação ficou reconhecida por suas fantasias luxuosas, o caráter competitivo e os enredos que levam à Passarela do Samba a cada ano. “Somos Feras porque amamos o que fazemos pelo Carnaval maranhense, com arte, com amor e total dedicação. Pensamos o ano inteiro em nosso bloco. É lazer, diversão com os amigos e toda nossa família”, diz o produtor cultural Paulo Salaia que ao lado de Cacá, Lulu, Mexicano, Privado, Sergão e Ubiracy assina a fundação da agremiação.
Os blocos tradicionais começaram a surgir no início da década de 1920, mas somente 10 anos depois é que as manifestações atingiram o apogeu. Nos anos 1960, São Luís reunia mais de 60 blocos tradicionais.

Enredos de Carnaval – Os Feras

2012 – Herança de Rei, Sempre Majestade (Vice-Campeão)
2011 – É só Esplendor o Baile d´Os Feras (7º Lugar)
2010 – Carcará, também é Feras (3º Lugar)
2009 – Pierrot de Cristal
2008 – Os Feras e seu Ijexá (Campeão)
2007 – O Guardião do Tempo sobre os Telhados Rosados de São Luís
2006 – O Teatro da Vida é uma Arte Divinal
2005 – Alcântara na Magia do Tempo
2004 – Trilogia das Águas
2003 – Cavalacanga – Bola de Fogo
2002 – As Máscaras de Veneza no Baile d`Os Feras
2001 – A Bela e Os Feras
2000 – Sinfonia de Luz (3º Lugar)
1999 – Os Segredos da Serpente Encantada da Ilha
1998 – África de Encantos e Magia (5º Lugar)

Serviço

• O quê
Cortejo Os Feras
• Quando
Amanhã, às 16h
• Onde
Rua Três, Madre Deus, Centro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.