21/01/2026
Sem categoria

IV Salao de Arte de Sao Luis sera aberto na quinta-feira, dia 19 de dezembro

Prefeitura divulgará premiados no IV Salão de Artes durante abertura do evento
Das 40 obras que comporão o acervo da exposição, apenas seis serão premiadas em noite solene durante abertura do IV Salão de Arte, no próximo dia 19
A coordenação do IV Salão de Arte de São Luís está finalizando os detalhes para a abertura oficial do evento, o qual será realizado na próxima quinta-feira (19), às 19h, na Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís. Os nomes dos seis premiados estão em envelope lacrado, que só será aberto no dia da premiação, durante a solenidade de abertura do Salão. O evento é organizado pela Fundação Municipal de Cultura (Func).
Um dos mais concorrido concursos de artes do Maranhão, o Salão de Arte de São Luís desta edição superou as expectativas e teve um aumento de 100% nas inscrições comparadas à edição realizada no ano passado. Após uma seleção minuciosa, foram escolhidos 40 artistas, dos quais seis finalistas serão conhecidos durante a solenidade de abertura.
Para a seleção foram convidados quatro artistas de referência nacional e internacional, no sentido de garantir a neutralidade nos dois julgamentos, tanto o da seleção que vai compor a exposição, quanto dos selecionados nas seis categorias que integram esta edição do Concurso: pintura, escultura, arte e tecnologia, assemblage, cerâmica, colagem, desenho, design gráfico (ilustração, humor gráfico e quadrinhos), fotografia, grafitti, gravura, instalação, intervenção urbana, objeto, performance, tapeçaria e videoarte.
“A vinda de artistas de fora do cenário artístico de São Luís partiu de uma proposta da classe artística local, durante os diálogos realizados ao longo deste ano, entre nós, da Galeria e este público de São Luís”, explicou Paulo Melo Sousa, diretor da Galeria Trapiche. De acordo com ele, a escolha dos convidados teve como critério, suas atuações e importância no cenário artístico e cultural nacional na contemporaneidade.
Sendo assim, das 263 obras inscritas nas 11 categorias que concorrem ao concurso, 40 foram selecionadas pelo artista plástico, arte–educador e curador independente, Wagner Barja e o curador do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC CE) e coordenador do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes, Bitu Cassundé.
Destas 40, as quais comporão o acervo durante a exposição do IV Salão de Arte de São Luís, apenas seis serão premiadas. Estas seis obras foram apreciadas por uma segunda comissão julgadora, desta vez, formada pelo curador, crítico de arte e diretor do Museu de Arte Moderna do Estado do Goiás, Divino Sobral e pela artista plástica pernambucana, radicada em Minas Gerais e organizadora do Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Patrícia Azevedo.
De acordo com Paulo Melo, a comissão julgadora foi bastante criteriosa e soberana na seleção das obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.