20/01/2026

Filme “Pelos Olhos de Lindberg Leite” será lançado hoje, às 19h, no Cine Teatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga

São Luís – Um longa-metragem de 80 minutos com imagens de fatos que ocorreram no Maranhão entre meados dos anos de 1960 e final de 1970, cobrindo um período aproximado de 15 anos de registros imagéticos. Assim é “Pelos Olhos de Lindberg Leite”, uma iniciativa da Objetiva Filmes e Guarnicê Produções e apoio do Museu do Audiovisual do Maranhão (Mavam), ligado à Fundação Nagib Haickel, a ser lançado hoje, às 19h, no Cine Teatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga (Centro). A pequisa é de Cinaldo Oliveira, Joan Santos, Fernando Bayma e Joaquiam Haickel e a direção, de Fernando Bayma e Joaquim Haickel.

O documentário é apresentado com comentário dos personagens contidos nas imagens e por pessoas que as identificam e falam sobre os fatos e eventos retratados e outros adicionais. As imagens são fruto do trabalho do repórter cinematográfico Lindemberg Leite e de pioneiros do cinema e da televisão maranhense, que documentaram eventos, lugares e pessoas que fizeram a história de São Luís e do Maranhão há 50 anos.

Foram pontuados cinco pontos principais: as festas de Pergentino Holanda nos anos 1970, os eventos de Carnaval nos clubes e ruas, a vinda do pasquim a São Luís, o primeiro comercial da década de 1970 e o lançamento do livro “Missa Convite”, de Edson Vidigal. Entre outros, participam do filme o publicitário Rodrigo Caracas, o escritor Américo Azevedo Neto, o tabelião Jurandir Leite, o engenheiro Luiz Raimundo Azevedo, o jornalista Pergentino Holanda e o escritor Benedito Buzar, presidente da Academia Maranhense de Letras.

Segundo o cineasta Joaquim Haickel, diretor do Mavam, o material que resultou no documentário foi entregue pelo já falecido radialista e deputado Mauro Bezerra, pela viúva do repórter cinematográfico Lindemberg Leite e pela direção da extinta Fundação José Sarney. Consistia em diversos rolos de filme 16 milímetros, mais de duas centenas de fitas VHS, em sua maioria mofadas e inutilizadas devido ao mal condicionamento, que continham imagens quase sempre sem áudio, captadas pelas lentes argutas de Lindemberg Leite e seus contratados.

“Conscientes da rara preciosidade que tínhamos nas mãos, tratamos de disponibilizar recursos humanos e materiais, primeiro para o salvamento do referido acervo, depois para sua preservação em meio digital, promovendo uma minuciosa e delicada digitalização das películas e das fitas, o que resultou em mais de 60 horas de imagens, nem sempre de boa qualidade, devido ao avançado estado de deterioração do suporte físico em que se encontravam”, disse Joaquim Haickel.

A direção do Mavam, em conjunto com as empresas e as pessoas que compõem o Polo de Cinema Ficcional, Documental e de Animação do Maranhão, grupo dedicado a desenvolver atividades audiovisuais em terras maranhenses, resolveu levar adiante o projeto, cujos parceiros são a Objetiva Filmes e a Guarnicê Produções.

Conforme Joaquim Haickel, a intenção no geral, entre outras coisas, é mostrar como se vivia naqueles turbulentos anos em São Luís e no Maranhão. E de forma mais restrita, possibilitar que um senhor na casa dos 70 anos possa se sentar em frente ao aparelho de televisão de sua casa, ao lado de seu filho e de seu neto, e mostrar a eles imagens que fizeram a sua juventude em sua amada terra.

“Mais que isso, guardar aquele filme, aquelas imagens, para que seu bisneto, ainda no ventre de sua neta, possa saber coisas sobre seu bisavô. O documentário significa reconhecermos o valor do trabalho e da herança que nos foi legada por este profissional competente e homem elegante, e identificarmos nela pessoas e fatos que fizeram a nossa história e preservarmos isso para as gerações futuras”, finalizou.

Serviço

O quê

Lançamento do filme “Pelos olhos de Lindberg Leite”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Cine Teatro Aldo Leite, no Palacete Gentil Braga (Centro)

Evento para convidados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.