18/04/2024

A cara do Maranhão na Semana de Gastronomia

As vésperas do início da Semana de Gastronomia Regional – Maranhão, que acontecerá amanhã e depois (10 e 11), no Senac Downtown, no Rio de Janeiro, a série “Maranhão na Semana de Gastronomia” apresenta a equipe, que terá a função de representar o Estado.

Edson Pereira

Levar um Maitre executivo na equipe é um dos diferenciais adotados pelo Maranhão durante o evento. Com a função de apresentar os elementos que compõem o cardápio regional tirando dúvidas sobre ingredientes e preparo dos pratos e contando um pouco da história e da cultura local, o Edson Pereira é quem cumpre com excelência esta função, que participa desde a edição de 2016, sendo um dos estados pioneiro a pensar estrategicamente na apresentação do menu aos comensais do salão.

“As vezes o Chef de cozinha está lá dentro e não tem como sair para atender no salão, então cabe ao Maitre esta apresentação, já que temos o conhecimento do cardápio, sua preparação e conseguimos passar para os clientes, de forma descontraída, a segurança do que irão degustar”, relatou Edson Pereira, que além de Metre Executivo é instrutor.

Gabriela Vasconcellos

A Gabriela Vasconcellos, Gerente de Negócios do Restaurante-Escola do Senac Maranhão, tem a importante função de coordenar e administrar todas as etapas do processo para a participação da equipe maranhense.

É de sua responsabilidade, por exemplo, escolher, adquirir e despachar os insumos regionais para que todos estejam fresquinhos e disponíveis aos chefs no local do evento. Compete a Gerente também as tratativas burocráticas junto a unidade anfitriã. A presença da Gabriela traz a equipe tranquilidade para que o único foco deles seja surpreender e encantar os mais diversos paladares.

Naiana Vieira

A Naiana Vieira, Chef e Instrutora de Cozinha da área de confeitaria, é estreante no evento. Já na sua primeira participação na Semana de Gastronomia Regional ficará a cargo dela a produção de todas as sobremesas, das quais três levam o fruto ou derivados do coco babaçu, tema central do Maranhão na edição de 2023.

Para Naiana, além de estrear num renomado evento, tem também o desafio de inserir o  ingrediente, o coco babaçu, que tem textura e sabor residual marcante na composição dos pratos da confeitaria: “o desafio é agregar técnicas que se sobressaiam em cima desse sabor, sem que cause estranhamento, visto que as pessoas já estão habituadas ao sabor do coco d’água”, ressaltou a Chef de Cozinha e Instrutora Naiana Vieira.

Dentre as sobremesas que serão apresentadas estão uma cheesecake de juçara, com a massa souble feita de mesocarpo de babaçu e a cocada de coco babaçu, desenvolvida especialmente para atender a demanda do evento, mas que já entrou no buffet do Restaurante-Escola no Maranhão e teve excelente aceitação.

Samuel Mendes

As entradas e os pratos principais serão elaborados conjuntamente por dois Chefs de cozinha e Instrutores do Senac Maranhão. Um dos Chefs é o Samuel Mendes, que pela primeira vez participa da Semana de Gastronomia Regional no Rio de Janeiro. Para ele, a troca de conhecimentos com a equipe anfitriã do restaurante-escola e o intercâmbio das especificidades regionais são os pontos mais enriquecedores desta participação.

“Não há muita distinção entre as técnicas aprendidas, visto que o Senac adota técnicas internacionais em sua escola, mas ao trabalhar com ingredientes regionais, temos contato com uma explosão de sabores e técnicas peculiares para trabalhar esse regionalismo”, afirmou Samuel Mendes.

Thaynara Rosa

Thaynara Rosa é a Chef de Cozinha e Instrutora que, junto com o Samuel, executarão cardápio maranhense e partilharão, com a equipe anfitriã, os conhecimentos, técnicas e particularidades para o manejo dos produtos regionais.

Hoje, Thaynara se divide entre a participação na Semana de Gastronomia e a supervisão na preparação das finalistas da área de cozinha da Competição Senac, onde foi premiada com o segundo lugar nacional da categoria.

A partir de amanhã, dia 10, toda equipe desenvolverá seu melhor para apresentar o Maranhão aos cariocas e demais público visitante.  Acompanhe a continuação desta série com tudo que acontecerá no Rio de Janeiro n nos próximos dias.