17/11/2025

A crise da verdade na contemporaneidade é tema do XXIII Seminário de Filosofia da UFMA

SÃO LUÍS – Aprofundar e discutir questões relacionadas com a verdade e a pós-verdade por meio do conhecimento filosófico é o que propõem a XXIII Semana de Filosofia e o I Seminário de Pesquisa do Prof-Filo UFMA, com a temática “Filosofia e Crise: ensino, escola, currículo”, que tiveram início na manhã desta terça-feira, 12, no Centro de Ciências Humanas (CCH).

Os questionamentos em torno da verdade e das teorias que envolvem o lado racional e lógico do pensamento humano é algo que vem sendo estudado há anos por vários filósofos. Por esse motivo, a crise da verdade é o tema principal desses dois eventos, como afirmou o coordenador da Semana, Luciano Façanha.

“Este ano, o evento aborda todas as questões que envolvem a verdade, principalmente a crise da verdade no tempo contemporâneo. Nós vivemos em um momento chamado de pós-verdade, por isso vamos trabalhar essa temática em vários âmbitos, como o da estética, da política, da moral, da religião, entre outros. É muito importante abordar esse assunto neste momento do Brasil”, destacou o docente.

Relacionar a verdade com a poesia, considerando o paradigma da hermenêutica contemporânea dos filósofos Hans Georg-Gadamer e Paul Ricoeur foi o principal objetivo do minicurso “Verdade e Poesia”, ministrado pela professora do curso de Filosofia da UFMA Rita de Cássia Oliveira.

“Nós queremos exatamente desmistificar a questão da verdade trazendo para a Universidade temas que são contemporâneos, como a poesia e a preocupação com a verdade. Para conseguir isso, nós fazemos uso, nesse minicurso, da metáfora, pois ela pode nos mostrar que na poesia também existe verdade, a partir do momento em que somos tocados por sentimentos criados por ela”, comentou.

A possibilidade de conseguir juntar as várias vertentes e os vários diálogos em torno da ideia de verdade foi o que chamou a atenção, para o seminário, da aluna de Psicologia da UFMA Luciana Martins.

Eu sou muito interessada com essa área da Filosofia, principalmente juntando com a Psicologia, por isso eu resolvi participar desse minicurso, pois ele engloba essas duas áreas, com as quais eu me identifico, mais a literatura. A forma como a professora vem tratando a verdade e a poesia, com um posicionamento mais voltado para a compreensão da linguagem na realidade cotidiana, é fantástico. Muito interessante”, declarou.

Os eventos seguirão até essa quinta-feira, 14, com sessão de comunicações, mesas-redondas, minicursos e apresentações culturais. Para mais informações,  acesse o site do XXIII Seminário de Filosofia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.