20/01/2026

A volta do Baile das “Fofinhas no Carnaval”

Dois anos depois, um dos bailes mais tradicionais de São Luís: “As Fofinhas no Carnaval”, voltará a ser realizado. A pausa foi em função da pandemia de Covid-19, mas este ano, a festa que carrega a fama de ser um verdadeiro baile a fantasia, acontece na próxima quinta-feira (16), na Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), no Calhau.

As atrações que vão animar o baile são: a Banda Tchequerê, o cantor Pepê Júnior, e o grupo Bicho Terra, entre outros. A festa é realizada pelo Educandário Santo Antônio e tem a renda destinada às obras assistenciais da instituição. O convite da festa dá direito ao buffet de comida e bebidas.

De acordo com Fátima Sabóia, presidente do Educandário Santo Antônio, a festa é uma das mais esperadas pelo público. “Uma festa familiar, onde as pessoas fazem questão de ir fantasiadas, onde os amigos se encontram. É uma festa que além de promover o entretenimento, a pessoa ainda contribui socialmente. A procura está grande pelos convites das Fofinhas, evento patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado e Centro Elétrico, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura”, disse.

Pelo menos 800 pessoas devem prestigiar a festa que já acontece há mais de duas décadas. “É início de ano e o Educandário tem os gastos com as despesas de material escolar de todas as crianças assistidas, além dos cursos profissionalizantes que oferecemos ao público”, acrescenta a presidente.

História – O nome do baile “As Fofinhas no Carnaval” surgiu quando as mulheres, e somente as mulheres, se vestiam de fofinhas para brincar o carnaval, uma vez que elas não saiam muito de casa. Mas há muito tempo a festa se tornou espaço para todos sem restrições. Uma festa onde fantasias, máscaras, confetes, serpentinas e muita animação dão o tom da folia carnavalesca.

Fátima Sabóia ressalta que a festa é realizada graças ao apoio de órgãos e empresas parceiras que fazem várias doações, como por exemplo, a decoração e ornamentação do espaço com motivos variados, que é fruto do reaproveitamento de outras peças utilizadas em outros eventos.

Um dos momentos mais esperado da festa é a hora do sorteio de brindes, tradição desde a primeira edição do evento.