20/04/2024

Ação no CAPS AD encerra atividades em alusão ao Março Lilás

Palestras e cuidados com a beleza marcaram o encerramento do calendário especial das atividades promovidas em alusão ao Mês da Mulher, pelo Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual). A ação da manhã desta quinta-feira (30) foi realizada em parceria com a Delegacia de Costumes de São Luís.

O CAPS AD Estadual faz parte da Rede de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), do Governo do Maranhão. Ao longo do mês, a unidade promoveu rodas de conversa e palestras focadas em sensibilizar e alertar homens e mulheres acerca da violência contra a mulher.

“Para nós, a educação e a prevenção são as melhores formas de atuarmos. Então, todos os anos, no mês de luta do enfrentamento da violência contra a mulher e o feminicídio, nós promovemos ações, visto que nosso público é um dos que está diretamente ligado a esse tipo de violência. Toda semana recebemos do sistema de justiça homens encaminhados para tratamento responsáveis por atos desse tipo de violência”, explicou o diretor do CAPS AD Estadual, Marcelo Soares.

Ainda como parte da programação, no início do mês foi promovida mais uma edição da Ação de Resgate, que além dos serviços da saúde, trabalhou o tema do combate à violência doméstica.

O encerramento contou com orientações das representantes da Casa da Mulher Brasileira, que elucidaram sobre os tipos de violência. O público feminino também pôde cuidar um pouco mais da beleza fazendo limpeza de pele.

Valcifrana Barbosa, de 39 anos, participa das ações do CAPS AD há 11 meses. “Meu ex quase me matou, e quando me vi toda arrebentada e deformada, decidi que não queria mais a relação nem aquela vida, eu bebia junto com ele. Busquei ajuda e a justiça. Conhecer nossos direitos é o primeiro passo para tomar uma decisão”, compartilhou.