Buscando promover a difusão de produções audiovisuais e cinematográficas independentes nas fronteiras entre Piauí e Maranhão, a I Mostra Piranhão de Cinema acontece de 11 a 14 de janeiro de 2023.
A edição será em formato híbrido (presencial e virtual), simultaneamente em São Luís (MA) e em Teresina (PI).
Em sua primeira edição, a Mostra tem como pontos de partida os eixos de memória, identidade e decolonialidade.
Busca, também, refletir e questionar os meios físicos e espaços hegemônicos de manutenção da memória, fortalecendo e afirmando perspectivas identitárias em obras e discussões que pautam a oralidade.
O projeto, aprovado no edital Ocupa CCVM Audiovisual do Centro Cultural Vale Maranhão, será composto por produções maranhenses e piauienses, bate-papos entre os realizadores, oficinas e análises dos filmes por críticos do cenário local.
A programação foi composta a partir de uma chamada pública aberta entre novembro e dezembro de 2022, que recebeu 140 inscrições de realizadores dos dois estados.
O nome do evento faz alusão à definição dada às populações que habitam a região mesopotâmica entre os rios Parnaíba e Poti, fronteiras entre Piauí e Maranhão (Pi-ranhão) e a Mostra propõe um fortalecimento da cultura audiovisual e cinematográfica nos dois estados.
“O cinema tem o poder de promover intercâmbios culturais e a Mostra Piranhão reflete essa conexão entre produções artísticas de dois estados nordestinos, uma região que há anos é um expoente do audiovisual brasileiro”, diz Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão.
“Queremos, por meio dessas produções, envolver as pessoas em importantes debates sobre suas origens e memórias, entregando um conteúdo do qual elas se sintam parte”, afirma.
A I Mostra Piranhão de Cinema surge da necessidade de solidificar uma vertente do cinema independente que possa unir sob o mesmo viés as diferenças culturais entre os estados.
“Nossa ideia é consolidar a Mostra enquanto meio contínuo de articulação entre os dois cenários de criação, difusão e formação”, diz Renata Fortes, jornalista, curadora e idealizadora do evento.
Segundo ela, a Mostra se faz ainda mais especial, necessária e urgente por ambos se tratarem de estados vizinhos que gestam formas de fazer cinema através da resistência”, destaca.
As exibições acontecem a partir das 13h30, no Centro Cultural Vale Maranhão, localizado na Rua Direita, 149, Centro Histórico