14/04/2024
Sem categoria

Acontece hoje, às 18h, na Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, o concerto com o pianista Joel Tavares

Boa música para ouvidos exigentes é o que promete o recital de piano promovido pela Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Emem). O concerto, a cargo do pianista Joel Tavares, acontece hoje, às 18h, na sede da escola (Praia Grande).
Amanhã, das 14h às 16h, haverá o master class de violino com o músico francês Frédéric Pelassy, uma produção conjunta da Escola de Música e da Aliança Francesa no Maranhão. Às 19h, o músico apresentará o Concerto de Violino, no auditório da Emem, com entrada franca.
Aluno do 9º período do Curso Técnico de Piano da Escola Lilah Lisboa, Joel Tavares apresentará o recital como pré-requisito para a conclusão do 9º período do curso de piano. Durante o recital, Joel Tavares interpretará obras de vários compositores em diversos estilos.
O artista iniciou seus estudos musicais aos 14 anos na Igreja que frequentava. Depois passou a estudar com o professor José Nilson Rufino, da Emem. Buscando aprimorar seus conhecimentos participou de vários cursos e master classes sobre técnica e interpretação pianística com professores renomados, como Dib Franciss (DF), José Henrique Martins (PB), Paulo José Campos de Melo (PA) e Rosiane Lemos (MG).
Paralelo ao curso, Joel Tavares desenvolve atividade profissional como pianista acompanhando cantores, instrumentistas e grupos de canto coral. Exerce ainda a função de professor de piano no projeto Núcleo Arte Educação, do Teatro Arthur Azevedo, e ministra aulas particulares de piano e teclado.
Master Class – O músico francês Frédéric Pelassy ministrará amanhã master class de violino no qual os alunos terão a oportunidade de interagir e trocar experiências com o músico, que é considerado um dos mais importantes de sua geração. As inscrições podem ser feitas gratuitamente na secretaria da Emem.
O instrumentista, que fora descoberto ainda na infância como um prodígio por Yehudi Menuhin, iniciou a carreira aos 12 anos de idade e, já entre os 14 e 16 anos, recebeu prêmios de destaque na França da Fundação Menuhin, Fundação Cziffra e Festival Musical d’Automne des Jeunes Interprètes. Pelassy gravou mais de 24 discos e se apresentou em mais de 50 países.
Sua discografia foi enriquecendo ao longo do tempo, com volumes dedicados a compositores que vão de Albinoni a Darius Milhaud, passando por Bach, Haendel, Haydn, Mozart, Schubert, Beethoven, Paganini, Mendelssohn, Brahms, Bruch, Dvorak, Tchaïkovski e Franck. Com um repertório que reúne nomes importantes da música clássica, o violinista francês promete encantar o público maranhense.
No concerto, Frédéric Pelassary se apresenta ao público trazendo no repertório peças eruditas e populares da música instrumental. Nomes como o dos compositores eruditos Aganini, Prokofiev, Milhaud, Ysaye estão entre os que compõem o repertório do recital do violinista. O músico deverá executar peças como 2° partita BWV 1004, de Bach; Sonata para violino solo Op. 115, Prokofiev; Sonatina pastoral, Milhaud; 3º Sonata, Ysaye; Meditação de Thaïs, Massenet; 4° Sonata, Ysaye; e Uns caprichos no final do programa, Paganini.
O artista está em turnê pelo Brasil e se apresentou no Rio de Janeiro e Belém. Após a apresentação no Maranhão, segue para os estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.